Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3686
Título: Organização sindical e precarização do trabalho docente nas instituições privadas de ensino superior em Rondônia
Autor(es): Bohn, Rudhy Marssal
Palavras-chave: Precarização
Ensino superior
Organização sindical
Data do documento: 2015
Citação: BOHN, Rudhy Marssal. Organização sindical e precarização do trabalho docente nas instituições privadas de ensino superior em Rondônia. 2015. 123f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2015.
Resumo: Essa dissertação trata da organização sindical e a precarização do trabalho docente no ensino superior privado em Rondônia, processo influenciado pela consequente mercantilização do ensino superior, bem como pelos avanços do capital. A método utilizado nesta pesquisa foi o materialismo histórico-dialético, permitindo observar o objeto, múltiplas relações e as suas contradições. A análise se deu a partir do contexto histórico, observando como as relações de domínio têm influenciado a precarização do trabalho e, consequentemente, o trabalho docente. A divisão da sociedade em classe, provoca um processo de negação da natureza humana, o trabalho passa a ter um sentimento de sofrimento, tornando-se algo penoso, deixando de ter as formas de transformações e realizações do homem em homem. Desta forma, o trabalho docente tem sofrido com as diversas formas de precarização inerentes à categoria. A pesquisa demonstra as formas desse processo que sofrem os docentes do ensino superior privado em Rondônia. Assim, relacionamos como o sindicalismo docente e o corporativismo têm relação com o processo de precarização. Observou-se que o trabalhador docente está sujeito às várias formas de precarização, sendo: intensificação do trabalho, flexibilização, desvalorização, sobrecarga de trabalho e trabalho não remunerado. A partir dos resultados, concluiu-se que a precarização está presente nas atividades dos trabalhadores docentes do ensino superior privado em Rondônia e que o corporativismo sindical tem propiciado estas condições.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientadora: Profª Drª Marilsa Miranda de Souza.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3686
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf4,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.