Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3687
Título: A contaminação por mercúrio e os tumores do sistema nervoso central em Rondônia, na Amazônia Ocidental brasileira
Autor(es): Parreira, Johnathan de Sousa
Palavras-chave: Elementos traço
Hg
Tumores do sistema nervoso
Data do documento: 2021
Citação: PARREIRA, Johnathan de Sousa. A contaminação por mercúrio e os tumores do sistema nervoso central em Rondônia, na Amazônia Ocidental brasileira. 2021. f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2021.
Resumo: Os tumores do sistema nervoso central (TSNC) representam a segunda forma mais frequente de tumores malignos na infância e a segunda maior causa de morte associada às doenças neurológicas, acometendo indivíduos de todas as faixas etárias. Em adultos, os TSNC são a sexta causa mais comum de morte em pacientes portadores de tumores malignos. O potencial carcinogênico do mercúrio (Hg) é controverso na literatura. O comprometimento de mucosas acompanhado de invasão celular, à inibição de mecanismos de reparo de DNA, a anomalias genéticas, indução de estresse oxidativo, de quimiocinas pró-inflamatórias como a IL-8 e de micro RNA’s capazes de induzir a carcinogênese estão relacionados à oncogênese por esse metal. No presente estudo analisamos possíveis associações do Hg com TSNC em 65 pacientes submetidos a tratamento cirúrgico e com diagnósticos confirmados por estudo anatomopatológico, entre dezembro de 2017 e dezembro de 2019, no estado de Rondônia, na Amazônia Ocidental. A dosagem do Hg foi realizada no cabelo e no tecido tumoral. Não foram encontradas diferenças estatisticamente relevantes entre os níveis de Hg total detectados em tumores malignos e benignos, segundo a classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS), tampouco, entre gliomas e os outros tumores primários e secundários do sistema nervoso, incluídos no estudo. Os mesmos resultados foram encontrados quando analisados os níveis de Hg total nos cabelos e no sangue dos pacientes. A concentração de mercúrio nos tumores do sistema nervoso correlacionou-se positivamente com a concentração de mercúrio no cabelo e no sangue, sendo diretamente proporcionais. O fato de o estudo ter sido realizado na Amazônia Ocidental é importante pelo aspecto endêmico, pelas questões ambientais e pelas atividades ocupacionais da região que oferecem risco maior de exposição ao Hg.
Descrição: Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Doutor em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador: Prof. Dr. Wanderley Rodrigues Bastos. Co-orientador: Prof. Dr. Ari Miguel Teixeira Ott.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3687
Aparece nas coleções:Doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Tese)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese.pdf4,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.