Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3688
Título: Avaliação da inclusão de 7% de farelo da semente de cupuaçu (Theobroma grandiflorum) na alimentação de frangos caipiras Label Rouge.
Autor(es): Moraes, Dickson
Palavras-chave: Alimentação alternativa
Avicultura
Nutrição animal
Data do documento: 2021
Resumo: O objetivo deste experimento foi avaliar a inclusão de 7% de farelo da semente de cupuaçu (Theobroma grandiflorum) na alimentação de frangos caipiras (Label Rouge). Foram utilizados 300 aves da linhagem Caipira Label Rouge, estes animais foram adquiridos do incubatório comercial (Globoaves®), não sexados, já vacinados contra Marek, Bouba Aviária e Newcastle. Na chegada, as aves foram pesadas e distribuídas em delineamento experimental inteiramente casualizado, com dois tratamentos, referente ao nível de inclusão de farelo de semente de Cupuaçu e o tratamento controle sem inclusão do farelo da semente de cupuaçu na dieta. Os animais foram alojados em boxes experimentais de 12 m2, com densidade de 12,5 animais/m2, conforme as recomendações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) através do Ofício Circular DOI/DIPOA Nº 007/99. As características de desempenho avaliadas no período experimental foram: peso inicial (PI), peso final (PF), ganho de peso na fase (GPF), consumo de ração (CR) e conversão alimentar (CA). Para a análise econômica avaliadas foram: preço da ração, consumo de ração/frango, custo alimentar, peso final, custo de produção/frango, receita bruta, lucro líquido e valor agregado bruto. A inclusão de 7% de farelo da semente de cupuaçu na alimentação dos frangos caipiras não apresentou diferença estatística no desempenho na fase inicial e crescimento, porém houve redução de desempenho na fase de terminação. Para a viabilidade econômica a inclusão apresentou redução no custo da ração, porém observou-se o baixo desempenho dos indicadores econômicos no tratamento com inclusão de cupuaçu. Pode-se concluir que a inclusão de 7% é uma opção viável como alimento alternativo nas fases inicial e crescimento. Do ponto de vista econômico, o lucro líquido não foi atrativo.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3688
Aparece nas coleções:Zootecnia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Dickson_de_Moraes___Biblioteca.pdf483,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.