Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3689
Título: Avaliação dos índices ambientais sobre os parâmetros fisiológicos de frangos de crescimento lento e industrial nas fases inicial, crescimento e engorda.
Autor(es): Santos, Claiton
Palavras-chave: Parâmetros fisiológicos
Frangos de corte
Fases do desenvolvimento
Data do documento: 2021
Resumo: A criação de frangos de corte para a comercialização tem despertado cada vez mais interesse entre os produtores, tanto da agricultura familiar como da indústria avícola, tendo em vista o custo/benefício e a viabilidade de criação de cada linhagem conforme as condições de cada região. O presente trabalho tem por objetivo avaliar os parâmetros fisiológicos em frangos de corte da linhagem Cobb 500 (industrial) e o frango caipira francêsvermelho Pesadão (crescimento lento). Para tanto, realizou-se a avaliação dos parâmetros fisiológicos das aves ao aferir a temperatura Cloacal (TC) e Frequência Respiratória (FR), bem como a observação da temperatura do ambiente, temperatura do globo negro, umidade relativa do ar e velocidade do vento para averiguação dos índices de conforto térmico ITU e ITGU das linhagens e compará-las. O trabalho foi realizado no setor de avicultura da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Presidente Médici, localizado na Rua da Paz, bairro Lino Alves Teixeira, município de Presidente Médici - RO. Os boxes foram previamente lavados e desinfetados e receberam como cama 10cm de maravalha. Como fonte de aquecimento colocou-se três lâmpadas elétricas de 150 watts distribuídas em um galpão medindo aproximadamente 24 m2 com duas repartições onde foram divididos os pintainhos sendo 100 de cada raça sob ventilação natural. O manejo de luz adotado foi contínuo, com iluminação de 24 horas (natural + artificial). Os parâmetros fisiológicos foram avaliados em cada fase de criação (inicial, crescimento e final), nas idades de 15, 30 e 45 dias de idade, que corresponde as idades do final de cada fase de criação. A avaliação se deu através das mensurações da temperatura cloacal (TCLO) e frequência respiratória (FR). Concluiu-se que respostas satisfatórias em relação ao desenvolvimento das linhagens estão diretamente vinculadas às condições ambientais. A temperatura cloacal para ambas linhagens se manteve próxima a zona de conforto indicada na literatura. Contudo, para frequência respiratória os frangos sofreram mais nas fases inicial e de crescimento. A linhagem Cobb manteve sua frequência respiratória menos elevada que a linhagem Pesadão em todas as fases de criação, demonstrando melhor adaptabilidade sob estresse térmico causado pelo calor natural. As duas linhagens sofreram alterações significativas na frequência respiratória na fase inicial, e manteve-se crítica até a fase de crescimento para a linhagem Pesadão, ou seja, linhagem Cobb demonstrou melhor adaptabilidade sob estresse térmico causado pelo calor natural da região. Considera-se que as duas linhagens são boas para a criação de aves de cortes em a nossa região, desde que possamos oferecer mais conforto a estes animais como: condições de água limpa, bebedouros higienizados, alimentos nutritivos e, principalmente, conforto térmico ventilado para que possam expressar seu potencial máximo genético.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3689
Aparece nas coleções:Zootecnia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Claiton_Leite_corrigido_final_docx.pdf776,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.