Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3691
Título: Níveis de farelo da semente de cupuaçu (Theobroma grandiflorum) em substituição ao milho na dieta de frangos de corte linhagem Label Rouge
Autor(es): Lacerda Júnior, José
Palavras-chave: Alimentação alternativa
desempenho
resíduos de agroindústria
viabilidade econômica
Data do documento: 2021
Resumo: Objetivou-se com o estudo avaliar a adição do farelo da semente do cupuaçu na dieta de frangos caipiras sobre as características de desempenho e rendimento de carcaça e cortes nobres. Foram utilizadas 300 aves distribuídas em delineamento experimental inteiramente casualizado com cinco tratamentos, 0, 7, 14, 21 e 28% de inclusão do farelo da semente de cupuaçu na ração, sendo cinco repetições de 12 animais por tratamento. As características de desempenho avaliadas no período experimental de 1 a 63 dias foram: consumo de ração (CR), ganho de peso (GP) e conversão alimentar (CA). A avaliação do rendimento de carcaça e dos cortes nobres foi realizada ao final do período experimental. Os dados foram submetidos a análise de regressão utilizando-se os efeitos lineares e quadráticos. Os dados de todos os tratamentos foram comparados com o grupo controle (0%), através do teste de Dunnet à 5% de probabilidade. Levando-se consideração a avaliação do desempenho no ciclo completo, observou-se que as variáveis peso final, ganho de peso e consumo de ração foram influenciadas (p<0,05) de forma linear decrescentes e a conversão alimentar de forma quadrática. A inclusão do farelo da semente de cupuaçu influenciou de forma linear decrescente (p<0,05) os pesos absolutos da carcaça e dos cortes avaliados, porém não houve influencia (p>0,05) do cupuaçu sobre o rendimento dos cortes. Pela análise de Dunnet observou-se que o tratamento com 7% de inclusão do farelo da semente de cupuaçu na dieta apresentou pesos absolutos de peito, coxa, sobrecoxa e asa semelhante (p>0,05) ao grupo controle (0%). Os níveis de inclusão de farelo de cupuaçu influenciaram de forma linear decrescente (p<0,05), o custo alimentar, a receita bruta, o valor agregado bruto e a margem bruta relativa. A inclusão do farelo da semente do cupuaçu pode ser feita na dieta até 7%, não afetando o peso dos cortes nobres e a margem bruta relativa.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3691
Aparece nas coleções:Zootecnia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC___Jose_Anchieta_Junior___Biblioteca.pdf618,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.