Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3692
Título: A política da assistência estudantil nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRO campus Guajará-Mirim: desafios e perspectivas
Autor(es): Souza, Altina Maria Pereira de
Palavras-chave: Educação
Ensino médio
PNAES
Data do documento: 2022
Citação: SOUZA, Altina Maria Pereira de. A política da assistência estudantil nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRO campus Guajará-Mirim: desafios e perspectivas. 2022. 172f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022.
Resumo: A presente pesquisa tem como tema o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e sua efetivação para o acesso, a permanência e o êxito dos alunos ingressos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim. A questão norteadora que impulsionou essa pesquisa foi como o IFRO Campus Guajará-Mirim tem efetivado a execução do PNAES para a permanência e o êxito dos estudantes dos Cursos Técnico Integrado ao Ensino Médio em Biotecnologia e Técnico Integrado ao Ensino Médio em Manutenção e Suporte em Informática, ingressantes nos anos de 2016 e 2017 e como participaram desta política pública de inclusão social? O objetivo central da pesquisa foi analisar a efetividade do PNAES destinado aos estudantes dos referidos cursos, assim como conferir se o programa corresponde aos seus objetivos no âmbito institucional. Para fins de correlação ao tema, a pesquisa apresenta a importância do profissional do Serviço Social na execução dessa política, tendo como princípio a defesa e a garantia dos direitos sociais. Como fontes de estudo, foram aplicados dois questionários semiestruturados um com alunos egressos e outro com evadidos dos cursos pesquisados por meio do formulário digital na plataforma Google Forms; complementados pelos procedimentos bibliográficos e revisão de documentos institucionais, como resoluções, legislações, relatórios de gestão, tabelas de orçamentos e históricos dos estudantes participantes que, por meio do termo de consentimento, aceitaram contribuir com a pesquisa. O tamanho amostral foi de 45 participantes que representam 43,2% do total de alunos público-alvo da pesquisa. Esse quantitativo subdividiu-se em duas categorias egressos (33 participantes) e evadidos (12 participantes); essa amostra baseou-se no quantitativo total de 104 alunos contemplados com os auxílios financeiros da assistência estudantil. Para análise dos dados obtidos utilizou-se o método procedimental de Análise do Conteúdo de Laurence Bardin, tendo como base as informações contidas nos questionários e na revisão documental. Assim, a metodologia tem a abordagem qualitativa, com apoio em dados quantitativos. Os resultados dos estudos possibilitam identificar que a assistência ao estudante, por meio do PNAES é um forte impulso para a formação acadêmica, como também é reconhecidamente uma política pública importante, haja vista que o objetivo é viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico a partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Aparecida Luzia Alzira Zuin.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3692
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf3,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.