Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3695
Título: O ingresso das crianças de seis anos no Ensino Fundamental I: um estudo na cidade de Teixeirópolis, RO
Autor(es): França, Vanessa Figueredo
Palavras-chave: Ensino
Seis anos
Educação infantil
Preservação da infância
Brincar
Data do documento: 2021
Citação: FRANÇA, Vanessa Figueredo. O ingresso das crianças de seis anos no Ensino Fundamental I: um estudo na cidade de Teixeirópolis, RO. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2021.
Resumo: Após a mudança no panorama de estudo infantil, em que foi inserida a Lei 11.274, de seis de fevereiro de 2006, no qual o Ensino Fundamental passa a ter duração de nove anos e a matrícula obrigatória a partir dos seis anos. Pensando nas necessidades das crianças, elaborando propostas pedagógicas que atenda em todos os aspectos da educação infantil. Uma das preocupações do sistema é a preservação da infância e sua importância para a vida adulta. É importante que a escola reflita no valor do brincar e da socialização em grupo. Com a constante preocupação em se alfabetizar uma criança em determinado tempo, os professores expressam a preocupação quanto à qualidade do seu ensino e desenvolvimento. O trabalho foi realizado no município de Teixeirópolis, na escola Sebastião Amorim da Silva, utilizando da metodologia de revisão bibliográfica, pesquisa qualitativa e aplicação de questionário, a fim de identificar os principais desafios enfrentados pelas professoras e como lidaram com o novo embasamento escolar. Participaram da pesquisa 4 professoras atuantes da rede municipal nas séries iniciais. Compartilhando suas experiências a fim de identificar os principais desafios da inserção de alunos de seis anos no ensino fundamental. A falta de maturidade por parte das crianças se mostrou importante nesta pesquisa, aumentando as dificuldades do aprendizado. Além dos alunos, lidar com os pais também se manifestou uma dificuldade, pois exigem bons resultados, mas não estão dispostos a ajudar, deixando que a escola tenha a total responsabilidade quanto ao ensino.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado á Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da professora Ms Irmgard Margarida Theobald.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3695
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc_Vanessa_Figueredo.pdfTrabalho de Conclusão de Curso453,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.