Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3699
Título: A Amazônia e o indígena brasileiro no olhar do viajante: Peter Fleming em uma aventura no Brasil
Título(s) alternativo(s): The Amazon and the brazilian indigenous in the traveler's perspective: Peter Fleming on an adventure in Brazil
Autor(es): Moura, Ítalo Lima de
Palavras-chave: Olhar do viajante
Amazônia
Imaginário social
Data do documento: 2022
Citação: MOURA, Ítalo Lima de. A Amazônia e o indígena brasileiro no olhar do viajante: Peter Fleming em uma aventura no Brasil. 2022 130f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL). Universidade Federal de Rondônia, 2018.
Resumo: Nesta pesquisa buscamos abordar o olhar colonizador presente na obra de Peter Fleming: Uma Aventura no Brasil, a partir de uma abordagem decolonialista, os resultados apontam para a reprodução de discursos e imagens deturpadoras de identidades, o objetivo do trabalho é apresentar a forma como o sujeito viajante concebe e imagina a região que visita, lançando mão de um olhar estigmatizador e preconceituoso em relação à Amazônia e as comunidades tradicionais, a pergunta que nos norteia é: como as imagens levantadas por Fleming ressaltam ou reforçam os estereótipos sobre a Amazônia e o Indígena brasileiro? Essas imagens apontam os processos descaracterizadores, preconceituosos, presentes dentro desse processo de travessia. A pesquisa é de caráter bibliográfico, pautada por uma análise crítico analista dos escritores que se apoiam nos estudos decoloniais, para que isto ocorra é de suma importância à leitura de teóricos como: Walter Mignolo, Darlene Sadlier (2016), Edward Said (2007), Ana Maria Belluzzo (1996), Márcio Souza (2019) e outros.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Estudos Literários. Orientadora: Prof. Dr.ª. Marília Lima Pimentel Cotinguiba.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3699
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf680,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.