Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3700
Título: As paisagens do medo no híbrido espaço fronteiriço: histórias de assombração em "O barco do ecante" e "Sortilegio de Guayaramerin: sus tres facetas"
Autor(es): Antelo, João Pedro da Silva
Palavras-chave: Barco do ecante
Sartaren fantasma
Espaço fronteiriço
Data do documento: 2022
Citação: ANTELO, João Pedro da Silva. As paisagens do medo no híbrido espaço fronteiriço: histórias de assombração em "O barco do ecante" e "Sortilegio de Guayaramerin: sus tres facetas". 2022. 80f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL). Universidade Federal de Rondônia, 2022.
Resumo: O objetivo principal dessa pesquisa foi o de analisar o romance, “O barco do encante”, de autoria da escritora brasileira Kátia Fernanda Amorim (2010) e o conto “El sartaren fantasma”, de autoria da escritora boliviana Gabby Cuellar Camacho (2017), destacando-se as construções das paisagens do medo no híbrido espaço da fronteira Brasil/Bolívia. O estudo desta temática é relevante porque há poucas pesquisas sobre a literatura produzida na fronteira Brasil/Bolívia e também para a criação da fortuna crítica das duas obras. Dessa forma, compreende-se que este trabalho contribuirá para a valorização da literatura produzida na região de fronteira e para o registro, o reconhecimento e a valorização das narrativas dessa região. A pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa foi desenvolvida a partir do método analítico, tendo-se como foco principal o estudo sobre as paisagens do medo que compõem as relações entre a literatura fronteiriça de expressão amazônica e o imaginário coletivo, pois esse imaginário é permeado por histórias, inclusive as de assombração. As análises foram fundamentadas pelos estudos de Yi-Fu Tuan, com a obra "Paisagens do Medo" (2005); Gondim (1994); Pizarro (2012); Agier (2015); Dussel (1993); Loureiro (2014); Velho (1979); dentre outros. Os resultados da pesquisa evidenciam a constituição das paisagens do medo na fronteira Brasil/Bolívia, por meio das histórias de assombração, são muito presentes e mostram a necessidades do estudo dessa temática.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Estudos Literários. Orientadora: Profª Drª Mara Genecy Centeno Nogueira.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3700
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.