Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3703
Título: As percepções da morte na obra Dois Irmãos, de Milton Hatoum
Autor(es): Batista, Francliene de Sousa
Palavras-chave: Dois irmãos
Morte
Amazônia
Data do documento: 2021
Citação: BATISTA, Francliene de Sousa. As percepções da morte na obra Dois Irmãos, de Milton Hatoum. 2021. 83f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL). Universidade Federal de Rondônia, 2021.
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar a dualidade vida e morte pelos espaços interno e externo da obra Dois irmãos, 25º reimpressão de Milton Hatoum (2000), a partir de uma perspectiva literária que observa o interno por meio das personagens e o externo através da morte da cidade de palafitas e o nascimento da Zona Franca de Manaus. A narrativa do romance deixa claro que a morte possui vários aspectos que contribuem para a formação do homem como ser individual e do ser que emerge diante de toda a cultura da humanidade. Com isso, desencadeou-se a preocupação com o nascimento, a existência e a vida em sua finitude. Diante da cultura literária, a morte não expressa apenas a simbologia da existência, ou seja, a morte física; além dessa característica, os seres humanos sempre vivenciam momentos de encerramento e início das fases da vida, construindo e elevando conhecimentos, conceitos, formação ética, moral e cultural. O estudo é de natureza qualitativa, desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, tendo como análise o espaço narrativo a partir da topoanálise de duas categorias a água e do quarto. Como aporte teórico, foram utilizados os seguintes autores: Ariès (2003), para tratar sobre como a morte foi concebida historicamente; Morin (1997), para tratar do caminho que a Antropologia constrói para analisar a morte. Para o embasamento metodológico literário, contribuíram os estudos de Blanchot (2011); Bachelard (1998); Bonnici e Zolin (2019). Sobre a historicidade da Amazônia, recorreu-se ao trabalho de Gondim (1994), Souza (2009) e Tocantins (1970), com vistas à compreensão da construção do subcontinente amazônico. Como resultados, esta pesquisa traz ao campo literário alguns subsídios para se perceber não só a morte, mas os efeitos dela advindos, como a dor e as perdas nos ambientes interno e externo no cenário amazônico, como contribuição para as discussões sobre essa temática, considerando-se a morte e as frustações evidenciadas na narrativa hatouniana.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Estudos Literários. Orientador: Profª. Drª. Sônia Maria Gomes Sampaio.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3703
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf927,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.