Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3709
Título: Espaços entrelaçados: cicatrizes do exílio no espaço familiar em Os Afetos, de Rodrigo Hasbún
Autor(es): Gutierrez, Amanda Ágda da Silva
Palavras-chave: Espaço narrativo
Exílio
Literatura boliviana
Data do documento: 2021
Citação: GUTIERREZ, Amanda Ágda da Silva. Espaços entrelaçados: cicatrizes do exílio no espaço familiar em Os Afetos, de Rodrigo Hasbún. 2021. 103f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL). Universidade Federal de Rondônia, 2021.
Resumo: Esta dissertação analisa os espaços narrativos no romance Os afetos (2016), do escritor boliviano Rodrigo Hasbún, norteada pela problemática: como se reconfigura o espaço familiar afetivo na obra Os afetos, mediante a dinâmica dos deslocamentos provocados pelo exílio e quais os possíveis sentidos sociais e políticos que revestem as expressões desses espaços? A partir disso, propomos, primeiramente, a hipótese de que a construção artística do espaço reforça a fragmentação da experiência subjetiva e reflete a busca pelo ancoramento das personagens, de uma singularização perturbada pelas contingências políticas. Desse modo, o exílio é determinante para fraturar e romper a trajetória das personagens, e consequentemente as relações no espaço família dos Ertl, desencadeando a busca não só por um lugar geográfico, mas também um espaço afetivo. O objetivo geral foi destacar as expressões do espaço no romance, tendo em vista os processos de desterritorialização e reterritorialização a fim de demonstrar como tais processos interferem no arranjo familiar, pulverizando os vínculos afetivos entre os Ertls e como provocam a reinvenção de novas subjetividades cruzadas pelas relações de poder no território nacional. Nesse sentido, o referencial teórico conjuga os estudos que apontam para as novas cartografias desenhadas pela temática das mobilidades na literatura latino-americana contemporânea (BERND, 2010) com a análise da relação tempo-espaço (BAKHTIN, 2002), efetuada, também, por abordagens do espaço narrativo da chamada topoanálise (LINS, 1976; BORGES FILHO, 2007; BRANDÃO 2013).
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Estudos Literários. Orientadora: Prof.ª Dra. Gracielle Marques.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3709
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.