Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3718
Título: Impactos do efluente de curtume sobre parâmetros físico-químicos da agua de um trecho do rio Machado na região de Presidente Médici-RO
Autor(es): Araujo, Alice Timoteo de
Palavras-chave: Rio Ji-Paraná
Responsabilidade ambiental
Recursos hídricos
Amazônia Ocidental
Data do documento: 2021
Resumo: Atualmente Rondônia apresenta um cenário em expansão da pecuária regional, isso graças a menores preços dos insumos, recursos hídricos abundantes e grandes áreas de pastagens. Outra questão que está em evidência por conta do crescimento do agronegócio é a disponibilidade de água potável na região. O aumento dos rebanhos, estimula o aparecimento de outras indústrias para o beneficiamento da matéria-prima, por exemplo, a indústria de couros, que é o foco do presente estudo. Com o objetivo de caracterizar os parâmetros físico-químicos do trecho do Rio Machado, onde é realizado o lançamento do efluente líquido de um curtume no município de Presidente Médici-RO. As coletas foram trimestrais, iniciadas no mês de setembro/2019 até o mês de março/2020. Utilizando sondas multiparâmetros para aferição in situ de temperatura e pH da superfície da água, e com o auxílio da garrafa de Van Dorn foram coletadas amostras em três pontos distintos (montante, ponto de lançamento do efluente e jusante). Para não perder qualidade das amostras até o ponto de análise laboratorial utilizou-se técnicas de preservação nas amostras de oxigênio dissolvido (OD), Nitrogênio e Fósforo Total, adotando recomendações do Guia Nacional de Coleta e Preservação de Amostras (ANA, 2011) e do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (APHA). Os resultados foram comparados com as Resoluções vigentes: CONAMA Nº 357/2005, que dispõe sobre a Política Nacional dos Recursos Hídricos e CONAMA Nº 470/2011 que dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes líquidos em corpos receptores. A média obtida para oxigênio dissolvido, temperatura e pH foram de 5,89 mg/L, 27,7 °C e 6,25 respectivamente. As séries de nitrogênio e fósforo total também permaneceram dentro do esperado segundo a legislação para Classe II das águas. Deduz-se que a qualidade da água no local do presente estudo está dentro dos padrões aceitáveis para vida aquática, onde todos os parâmetros se enquadram nas Resoluções vigentes. No entanto, existe a necessidade de estudos mais delineados, para que se tenham resultados mais detalhados visando a manutenção da qualidade e manutenção da vida aquática neste trecho do rio Machado.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3718
Aparece nas coleções:Engenharia de Pesca (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ANALICE_19_10_2021_finalizado_para_biblioteca (1).pdf924,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.