Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3720
Título: Levantamento dos aspectos produtivos e sanitários de rebanhos leiteiros no assentamento Chico Mendes( agrovilas III e IV), município de Presidente Médici -RO
Autor(es): Bragança, Mirian Onofre
Palavras-chave: Produção Anima
Qualidade do leite
Sanidade Animal
Data do documento: 2021
Resumo: O leite confere diversos nutrientes de importância na alimentação humana. Além disso, é fonte de renda para a maioria das famílias moradoras do assentamento Chico Mendes, no município de Presidente Médici/RO. Neste sentido, objetivou-se com essa pesquisa caracterizar a produção de leite e o manejo sanitário dos animais das propriedades produtoras de leite do assentamento Chico Mendes - RO. A metodologia aplicada foi composta pela utilização de questionário relacionado à cadeia produtiva e condições higiênico-sanitárias da ordenha. O público alvo foram os produtores leiteiros distribuídos nas agrovilas III e IV do assentamento Chico Mendes. Os resultados demonstram baixo nível tecnológico na atividade leiteira no assentamento. A produção média diária das vacas foi de 4,76 L diários, evidenciando a baixa aptidão leiteira dos animais que em sua maioria é constituído de animais mestiços de mérito genético inferior para a produção de leite. Os animais são mantidos em pastagens de gramíneas tropicais do gênero Brachiaria, que está presente em 100% das propriedades. O fornecimento de volumoso e concentrado para suplementar os animais em períodos de estiagem é pouco significativo, não atendendo as exigências nutricionais do rebanho. Os animais são suplementados com sal mineralizado em 81% das propriedades. Em relação a sanidade do rebanho, os produtores realizam a vacina obrigatória de brucelose, porém a higiene na hora da ordenha merece mais atenção, já que os produtores utilizam poucas técnicas de higiene como o pré e pós dipping e testes de detecção de mastite clínica e subclínica. A ordenha manual é realizada em 80% das propriedades. A baixa produtividade do assentamento está relacionada aos animais de baixa aptidão e o baixo nível tecnológico empregado nas propriedades.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3720
Aparece nas coleções:Zootecnia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Mirian_final_PDF_biblioteca_solicitou.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.