Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3723
Título: Sanidade da glândula mamária dos rebanhos leiteiros pertencentes às agrovilas III e IV do assentamento Chico Mendes no município de Presidente Médici -RO
Autor(es): Sousa, Keila Jardim de
Palavras-chave: Higienização dos tetos
manejo de ordenha
pré-dipping
pós-dipping
Data do documento: 2021
Resumo: A mastite bovina é uma das principais patologias leiteira mundial e responsável por grandes impactos econômicos. Essa doença é caracterizada por uma inflamação ou infecção da glândula mamária das vacas e pode gerar quedas significativas na produção. Além disso, gera enormes gastos com tratamentos e em alguns casos pode levar a perda do animal. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é avaliar os aspectos sanitários da glândula mamária de vacas leiteiras, e relacionar com fatores predisponentes ao manejo. O desenvolvimento dessa pesquisa foi realizado no Assentamento Chico Mendes (Agrovilas III e IV), localizado no município de Presidente Médici - RO. Realizamos os testes da caneca de fundo preto, para identificação de mastite clínica, testes California Mastitis Test (CMT), para identificar mastite subclínica, e aplicamos um questionário com perguntas relacionadas a produção de leite. Os dados foram analisados descritivamente e os resultados estão apresentados em planilhas, constituídas com o auxílio do pacote Microsoft Office Excel®. De acordo com os testes de mastite, realizados nas 30 propriedades abrangidas pela pesquisa, com um total de 185 animais examinados, 28 (15,13%) testaram positivo para mastite subclínica, 1 (0,54%) testaram positivo para mastite clínica e 156 (84,32%) animais testaram negativo para mastite. Em 80% das propriedades utiliza-se a ordenha manual, 10% utilizam a ordenha mecânica: balde ao pé e 10% utilizam a ordenha mecânica canalizada. Dos 7 (23%) produtores que realizam a lavagem dos tetos, apenas 1 (3%) utiliza papel toalha para secagem dos tetos. Em 23 (74%) produtores que não realizam a higienização dos tetos antes da ordenha, observamos 1 animal para mastite clínica e 26 (92,8%) animais positivos para mastite subclínica. Nenhum produtor faz uso do pós dipping. Em 100% das propriedades utilizam bezerro ao pé na ordenha. Nas propriedades com produção de leite do assentamento Chico Mendes verificam-se aceitáveis índices de mastite clínica, porém com maiores índices de mastite subclínica. Esse diagnóstico pode interferir diretamente, tanto na quantidade quanto na qualidade do leite.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3723
Aparece nas coleções:Zootecnia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_KEILA_JARDIM_DE_SOUSA_biblioteca_solicitou.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.