Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3724
Título: Rendimento da carcaça e dos cortes comerciais de frangos (Label Rouge ) alimentados com inclusão de 7% do farelo da semente de cupuaçu (Theobroma grandiflorum) em substituição ao milho
Autor(es): Lima, Emily Danielly Xavier de
Palavras-chave: Alimentação alternativa
avicultura
subprodutos
Data do documento: 2021
Resumo: O objetivo do estudo foi avaliar o rendimento dos cortes comerciais e da carcaça incluindo os pés de frangos caipiras alimentados com inclusão de 7% do farelo da semente de cupuaçu na dieta em substituição ao milho. Foram utilizados 300 pintainhos da linhagem Caipira Label Rouge. As aves foram pesadas e distribuídas em delineamento experimental inteiramente casualizado, com dois tratamentos, referente ao nível de inclusão de farelo de semente de Cupuaçu e o tratamento controle sem inclusão do farelo de semente de Cupuaçu na dieta. Os animais foram alojados em boxes experimentais de 12 m², com densidade de 12,5 animais/m². Para determinação do rendimento de carcaça, os animais foram submetidos a um período de jejum de 12 horas. Após o período de jejum os animais foram submetidos aos procedimentos padrão de abate: insensibilização, sangria, depenagem e evisceração. Os dados foram submetidos ao teste de normalidade (Shaphiro-Wilk), análise de variância e comparação de médias (teste de tukey), utilizando o pacote estatístico SAS (2001), ao nível de 5% de significância. O farelo da semente de cupuaçu é um alimento alternativo que pode ser utilizado na dieta de frangos caipiras (Label Rouge) na proporção de 7% em substituição ao milho, pois não houveram diferenças significativas (P>0,05) no rendimento de carcaça e de seus cortes comerciais. Dessa forma para as condições do estado de Rondônia que apresentam altas temperaturas em praticamente o ano todo a inclusão do farelo da semente de cupuaçu que apresenta altos teores de extrato etéreo (EE) não impediram que os rendimentos de cortes comerciais sofressem interferência negativa.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3724
Aparece nas coleções:Zootecnia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Emily_Lima___Biblioteca.pdf917,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.