Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3725
Title: Narrativas do povo Mura do Baixo Rio Madeira: uma análise pós-crítica da etnografia de si
Authors: Gonçalves, Iana Saissem Silva
Keywords: Narrativas orais
Povo Mura
Amazônia
Issue Date: 2021
Citation: GONÇALVES, Iana Saissem Silva. Narrativas do povo Mura do Baixo Rio Madeira: uma análise pós-crítica da etnografia de si. 2021. 53f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Porto Velho, 2021.
Abstract: As narrativas ancestrais de Povo Mura do Baixo Rio Madeira revelam suas tradições e costumes com a esperança de que suas memórias continuem vivas para gerações presentes e futuras. A presente dissertação tem como objetivo analisar as narrativas numa perspectiva pós-crítica dos pressupostos teóricos da construção de uma etnografia de si. Nesse contexto, a pesquisadora participa da pesquisa como sujeito e protagonista das narrativas que revelam as memórias históricas da alma do lugar. Halbwachs (2004) contribui para as reflexões com fundamentações que partem do princípio dos estudos da memória individual e coletiva na perspectiva histórico-crítica. Com a retomada dos saberes dos mais velhos das comunidades, por meio da tradição e dos pressupostos da história oral, um grupo de ancestrais que passaram por um processo de (des)territorização revela suas memórias de cultura e identidade em narrativas etnográficas produzidas pela pesquisadora. As comunidades estão situadas às margens de lagos e rios no Baixo e Médio Rio Madeira que vai de Borba (AM) a Porto Velho. Os relatos etnográficos dos narradores revelam um legado memorial das comunidades. Essas memórias estão presentes nas narrativas do homem que virou boto, da mulher que pediu alimento ao boto, o boto levantou minha canoa, nossas pescas, Ipanema, o boto que veio dançar forró em uma Quarta-feira de Cinzas.
Description: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientador: Prof. Dr. João Carlos Gomes.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3725
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf1,59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.