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Title: O currículo e as culturas silenciadas nas escolas de fronteira: um estudo nas escolas públicas de ensino fundamental de Guajará-Mirim/Brasil e Guayaramerin/Bolívia
Authors: Carvallo, Pricila Suarez
Keywords: Práticas pedagógicas
Formação docente
Diversidade cultural
Issue Date: 2018
Citation: CARVALLO, Pricila Suarez. O currículo e as culturas silenciadas nas escolas de fronteira: um estudo nas escolas públicas de ensino fundamental de Guajará-Mirim/Brasil e Guayaramerin/Bolívia. 2018. 109f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021.
Abstract: Questões relacionadas à diversidade cultual e suas relações com a educação são inerentes a um estado eminentemente multicultural, com fronteiras físicas e geopolíticas com país estrangeiro de língua espanhola, caracterizado por migrações sucessivas, culturas que se entrecruzam e se transformam, dando origem ao multiculturalismo, fenômeno que na área educacional necessita de aprofundamentos de estudos e pesquisas que visem o pensar criticamente a realidade vivida nas escolas de fronteira. É nesse contexto, que emergiu a questão norteadora dessa pesquisa: “De que forma o currículo e a formação docente incidem sobre as práticas pedagógicas das escolas de fronteira no que diz respeito à diversidade cultural”? Em consonância com essa problemática, o objetivo geral desse estudo foi analisar comparativamente os currículos de duas escolas públicas de ensino fundamental fronteiriças entre dois países (Brasil/Rondônia/Bolívia/Beni) verificando de que forma o currículo e a formação docente incidem sobre as práticas pedagógicas das mesmas no que diz respeito à diversidade cultural. A pesquisa do tipo descritiva e de abordagem qualitativa foi aplicada em duas escolas públicas, no primeiro semestre de 2017, por meio de entrevistas semi-estruturadas, observações das práticas e análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos. Os participantes da pesquisa foram dois gestores e quatro docentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O aporte teórico dirige-se ao campo do Currículo, Multiculturalismo, Interculturalidade e Formação docente, com base nas obras de Apple (2000); Candau (2000); Sacristán (2000); Libâneo (2007); Moreira (2013); Imbernóm (2000); Tardif (2012), Freire (1996); Silva (2005); MacLaren (1997); Veiga (2013). Foi estudada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/1996), Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação do Pedagogo (DCN/CP nº 3/2006), Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica (DCN/EB/2010), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN/1997) e Ley De La Educación Nº 070 Avelino Siñani - Elizardo Pérez (2010). Para a análise dos dados foram construídas categorias a priori baseada na Análise de Conteúdo, de Bardin (1997). Os resultados da pesquisa sinalizam a importância de se trabalhar um currículo elaborado com base nas realidades dos sujeitos que fazem parte do espaço educativo fronteiriço, com ações direcionadas a diversidade cultural e a interculturalidade local ser desenvolvidas com base nas orientações legais que regem o sistema educacional. No que tange ao sistema educacional da Bolívia verificou-se que a diversidade cultural está presente em seu currículo e nas praticas pedagógicas. Conclui-se que a relevância dessa investigação consiste em apresentar indicadores para a construção de um currículo que atenda à diversidade cultural nas escolas de fronteira, aproximando-se efetivamente dasreais necessidades locais, promovendo dessa forma uma educação que dê voz a todas as culturas presentes nos espaços educativos.
Description: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientadora: Prof.ª Dra. Carmen Tereza Velanga.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3726
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

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