Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3730
Título: Pesquisa de satisfação ao cliente quanto ao consumo do fruto açaí: estudo de caso em uma empresa de distribuição de polpas
Autor(es): Tetzlaff, Carmem
Palavras-chave: Pesquisa de satisfação
Fidelização
Clientes
Açaí
Data do documento: 30-Mar-2022
Resumo: Um estudo realizado pelo EMBRAPA no ano de 2019 apontou o Brasil como o maior produtor, consumidor e exportador de açaí no mundo. Um dos principais fatores para o consumo do fruto é devido a caráter energético e nutritivo, que tem conquistado uma clientela cada vez maior em todo o país, sendo indicado principalmente para consumo de atletas e pessoas que buscam uma alimentação saudável, sendo também apreciado por pessoas que apenas estimam o sabor do produto. Com a disseminação do consumo do fruto e da polpa de açaí, surge a necessidade de conhecer o perfil deste consumidor, como forma de conseguir satisfazer suas necessidades e assim obter a possibilidade de fidelizar esses clientes. Observa se que a satisfação e fidelização dos clientes são alvo de grandes preocupações e pesquisas constantes das empresas. Nesse sentido o presente estudo tem como objetivo mensurar o índice de satisfação dos clientes, quanto ao consumo do fruto açaí, em uma empresa de distribuição de polpas do município de Cacoal-RO. Para tanto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica, estudo de caso, aplicando um questionário semiestruturado a 60 (sessenta) clientes desta distribuidora, durante os meses de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022. Como resultado final foi identificado o perfil predominante desses clientes, e o nível de satisfações dos mesmos em relação às variáveis; qualidade da polpa, sabor, qualidade no atendimento oferecido pela empresa, preço e confiança no produto, sendo que todos esses fatores receberam um índice favorável e demonstraram que cerca de 90% estão muito satisfeitos ou satisfeitos com o produto oferecido pela organização pesquisada.
Descrição: Artigo apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Câmpus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Professor Me. Joareis Fernandes Azevedo.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3730
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carmem_Versao_final_21.06.22.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador