Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3732
Título: Um estudo da metodologia de projetos de trabalho aplicada em aulas de matemática financeira no ensino fundamental
Autor(es): Ninke, Angélica
Palavras-chave: Processos de Ensino-Aprendizagem
Teoria Sociocultural
Educação Matemática
Metodologia de Ensino
Data do documento: 2022
Citação: NINKE, Angélica. Um estudo da metodologia de projetos de trabalho aplicada em aulas de matemática financeira no ensino fundamental. 2022. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, 2022.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender a viabilidade da metodologia de Projetos de Trabalho na disciplina de Matemática no nono ano do Ensino Fundamental em Ji-Paraná/RO, e para alcançá-lo utilizou-se de uma perspectiva qualitativa de pesquisa com uso do diário de campo e gravações como instrumento de coleta de dados mediante a aplicação da metodologia de Projetos de Trabalho em aula de Matemática para um grupo de alunas do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública de Ji-Paraná/RO. Quanto a metodologia de Projetos de Trabalho nos fundamentamos principalmente em Hernández e Ventura (2017) e Nogueira (2008), metodologicamente em Minayo (2001) e Gil (2008). Par análise dos registros utilizamos da técnica de análise de conteúdo, buscando analise a viabilidade da metodologia de Projetos de Trabalho sob a perspectiva sociocultural de aprendizagem de Vygotsky. Destarte, verificamos com base na análise dos registros do Projeto de Trabalho desenvolvido por meio do estudo do tema matemática financeira a viabilidade do uso desta metodologia na disciplina de matemática, dado que por meio da teoria sociocultural os alunos demonstraram aprendizagem dos conceitos relacionados ao tema, bem como o gosto e aprovação do uso desta nas aulas de matemática, contribuindo para que os saberes da sala de aula estejam de acordo com os saberes da vida e que a escola exerça um papel social significativo na vida dos estudantes.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – PPGEM, da Universidade Federal Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Sob a orientação do Prof. Dr. Nerio Aparecido Cardoso
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3732
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Angelica_Ninke.pdfDissertação1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.