Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3733
Título: Educação física escolar em tempos de pandemia: diagnóstico das decisões sobre o funcionamento das aulas em escolas estaduais, municipais e particulares da cidade de Porto Velho
Autor(es): Leigue, Andriele Soares
Palavras-chave: Educação física
Pandemia
Escola
Data do documento: 2021
Citação: LEIGUE, Andriele Soares. Educação física escolar em tempos de pandemia: diagnóstico das decisões sobre o funcionamento das aulas em escolas estaduais, municipais e particulares da cidade de Porto Velho. 2021. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: A Educação Física (EF) Escolar é de fundamental importância, pois ajuda o aluno a conhecer o próprio corpo, e estimula-lo de maneira adequada à prática da atividade física, o que tende a desenvolver conhecimentos, habilidades, atitudes e hábitos que podem elevar a probabilidade de torná-lo ativo fisicamente quando adulto (GUEDES, 1999). A presente pesquisa teve como objetivo investigar a decisão tomada pelas escolas sobre o funcionamento das aulas de EF durante o período de Pandemia. Caracteriza-se como uma pesquisa de campo, com uma abordagem de natureza quanti-qualitativa, do tipo descritiva. Realizou-se uma entrevista semiestruturada online, por meio do aplicativo Zoom composta por nove perguntas abertas com 11 representantes dos sistemas de ensino, sendo Municipal (1 secretário SEMED), Estadual (1 secretário SEDUC) e do Particular (9 diretores). Após transcritas, utilizou-se a técnica de análise de discurso para interpretação e descrição dos dados. Os resultados mostraram que existe um total de 85 escolas Estaduais e 139 Municipais em Porto Velho – RO. Referente ao questionamento acerca das formas de como se deram as aulas de EF durante o período de Pandemia, encontrou-se que nas Escolas Municipais usou-se o Whatsapp como meio de enviar atividades e manter contato com os alunos, e também algumas escolas utilizaram o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), que é um portal de finalidade educacional, afim de que auxilie os professores e alunos por meio virtual. Já nas Escolas Estaduais usou-se o Google meet. No ensino particular foi encontrado: material didático físico e online, Whatsapp, Zoom, Eclass, Classroom, Google Meet como meio virtual de dar continuidade às aulas. Concluímos que as medidas tomadas em relação ao funcionamento das aulas das escolas Públicas e Particulares de Porto Velho foram de aderir às aulas de forma remota, com aulas síncronas, assíncronas e ,quando possível, de forma híbrida. Entretanto metade dos professores afirmou que receberam orientação para iniciar as aulas de modo remoto, porém não devemos deixar de considerar que boa parte não teve acesso a nenhum treinamento.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientadora: Profª Drª Silvia Teixeira Pinho.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3733
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf999,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.