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dc.contributor.authorGama, Edilene Ferreira-
dc.date.accessioned2022-07-01T13:12:24Z-
dc.date.available2022-07-01T13:12:24Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationGAMA, Edilene Ferreira. Formação de professores indígenas em Rondônia: Projeto Açaí II - implicações para a educação étnica. 2021. 156 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3734-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientador: Professor Dr. Célio José Borges.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa realizou um estudo sobre a formação de professores indígenas Kaxarari através do Projeto Açaí II, como parte integrante das políticas para a educação escolar indígena da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia - SEDUC/RO. A formação presencial e semipresencial ocorreu no período entre 2009 e 2014, tendo a participação de 10 professores dessa etnia. O objetivo central é analisar a formação e a profissionalização dos professores indígenas Kaxarari com ênfase nas características específicas da educação étnica. A formação docente e os aspectos étnicos, interculturalidade e bilinguismo, foram analisadas no contexto dos Referenciais para a formação de professores indígenas (RFPI), do projeto político pedagógico do Projeto Açaí II, e dos autores Maher (2006, 1996), Almeida (2017), Nobre (2009), D’Angelis (2017), Venere (2011), Orellana (20011) e Walsh (2009). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, nos moldes definidos por Minayo (2001) e Yin (2005). Nos procedimentos de coleta de dados, foram utilizados em uma primeira etapa, questionários junto a SEDUC/RO e ao tutor regional da Coordenadoria Regional de Educação, CRE/Extrema, bem como aos professores Kaxarari formados pelo Projeto Açaí II, que responderam ao questionário online e em uma segunda etapa, foram posteriormente entrevistados na forma presencial, tendo participado efetivamente da pesquisa 08 dos 10 professores. Os dados mostram um alinhamento entre as diretrizes dos RFPI e do Projeto Açaí II, indicando, porém, um aspecto de desajuste, uma lacuna, no que se refere à produção de material didático específico, que já era anunciado nos estudos do referencial citado. Os professores Kaxarari relatam que as temáticas de interculturalidade e bilinguismo foram abordadas, entretanto, as respostas apontam um caminho mais multicultural que intercultural. No que tange a língua indígena, é perceptível os encaminhamentos que a tratam como segunda língua no currículo escolar indígena, para a qual também o material didático produzido pelos cursistas não foi, em sua maioria, reproduzido, deixando esse anseio perceptível nas respostas desses docentes respondentes. Apesar das ressalvas, as respostas apresentadas por eles sobre a formação realizada pelo Projeto Açaí II indicam a importância que essa formação teve em suas ações como professores tanto na escola quanto na comunidade, possibilitando as mudanças que puderam implantar como professores, na sua vivência cotidiana.pt_BR
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dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProfessores indígenaspt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.titleFormação de professores indígenas em Rondônia: Projeto Açaí II - implicações para a educação étnicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

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