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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3734
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Gama, Edilene Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-01T13:12:24Z | - |
dc.date.available | 2022-07-01T13:12:24Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | GAMA, Edilene Ferreira. Formação de professores indígenas em Rondônia: Projeto Açaí II - implicações para a educação étnica. 2021. 156 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3734 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientador: Professor Dr. Célio José Borges. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa realizou um estudo sobre a formação de professores indígenas Kaxarari através do Projeto Açaí II, como parte integrante das políticas para a educação escolar indígena da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia - SEDUC/RO. A formação presencial e semipresencial ocorreu no período entre 2009 e 2014, tendo a participação de 10 professores dessa etnia. O objetivo central é analisar a formação e a profissionalização dos professores indígenas Kaxarari com ênfase nas características específicas da educação étnica. A formação docente e os aspectos étnicos, interculturalidade e bilinguismo, foram analisadas no contexto dos Referenciais para a formação de professores indígenas (RFPI), do projeto político pedagógico do Projeto Açaí II, e dos autores Maher (2006, 1996), Almeida (2017), Nobre (2009), D’Angelis (2017), Venere (2011), Orellana (20011) e Walsh (2009). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, nos moldes definidos por Minayo (2001) e Yin (2005). Nos procedimentos de coleta de dados, foram utilizados em uma primeira etapa, questionários junto a SEDUC/RO e ao tutor regional da Coordenadoria Regional de Educação, CRE/Extrema, bem como aos professores Kaxarari formados pelo Projeto Açaí II, que responderam ao questionário online e em uma segunda etapa, foram posteriormente entrevistados na forma presencial, tendo participado efetivamente da pesquisa 08 dos 10 professores. Os dados mostram um alinhamento entre as diretrizes dos RFPI e do Projeto Açaí II, indicando, porém, um aspecto de desajuste, uma lacuna, no que se refere à produção de material didático específico, que já era anunciado nos estudos do referencial citado. Os professores Kaxarari relatam que as temáticas de interculturalidade e bilinguismo foram abordadas, entretanto, as respostas apontam um caminho mais multicultural que intercultural. No que tange a língua indígena, é perceptível os encaminhamentos que a tratam como segunda língua no currículo escolar indígena, para a qual também o material didático produzido pelos cursistas não foi, em sua maioria, reproduzido, deixando esse anseio perceptível nas respostas desses docentes respondentes. Apesar das ressalvas, as respostas apresentadas por eles sobre a formação realizada pelo Projeto Açaí II indicam a importância que essa formação teve em suas ações como professores tanto na escola quanto na comunidade, possibilitando as mudanças que puderam implantar como professores, na sua vivência cotidiana. | pt_BR |
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dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Professores indígenas | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Bilinguismo | pt_BR |
dc.title | Formação de professores indígenas em Rondônia: Projeto Açaí II - implicações para a educação étnica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação.pdf | 3,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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