Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3736
Título: Contrapontos sociais e literários na poética brasileira: reflexos da influência de Drummond na atual poesia nacional
Autor(es): Pereira, Monique Santos
Palavras-chave: Carlos Drummond de Andrade
Poesia social contemporânea
Crítica literária sociológica
Data do documento: 2022
Citação: PEREIRA, Monique Santos. Contrapontos sociais e literários na poética brasileira: reflexos da influência de Drummond na atual poesia nacional. 2022. 85 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL). Universidade Federal de Rondônia, 2022.
Resumo: A principal proposta desta dissertação é analisar três poemas de Carlos Drummond de Andrade, pertencentes à denominada “fase social” (1940-45), “A Flor e a Náusea”, “José” e “Sentimentos do Mundo”, a fim de verificar de forma geral como o engajamento da poesia drummondiana exerce influência em outras gerações de escritores nacionais, inclusive sobre uma autora contemporânea, Anna Suav. Para tanto, além de pontuar as fases da poesia drummondiana, elaboraramos um levantamento histórico e biográfico em relação ao contexto social e literário da década de 30 e a utilização da crítica literária sociológica, em particular, na perspectiva de Antonio Candido (1965). Demais, valemo-nos também de teorias de Theodor Adorno (1962); de estudos sobre a poética de Drummond, por meio da leitura de ensaios de autores, como, por exemplo, José Miguel Wisnik (2005), Italo Moriconi (2002), John Gledson (2003), Affonso Romano de Santanna (1980), entre outros. Além disso, priorizamos uma leitura do trabalho A crítica e o modernismo, de João Luiz Machado Lafetá (1974), a respeito dos projetos estético e ideológico do Movimento Modernista. Com isso, procuramos verificar como a resistência desta poesia que, após 70 anos de sua publicação, ainda encontra um número expressivo de leitores e intérpretes. Por essa razão, na segunda parte deste estudo, propomos uma comparação entre as poesias escolhidas de Drummond com textos poéticos de Anna Suav, intitulados “O que te inquieta”? e “São novos ciclos e tudo faz parte da mudança”, publicados no livro Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta (2019), examinando como a referida influência drummondiana se torna cada vez mais saliente através dos tempos.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Estudos Literários. Orientador: Fernando Simplício dos Santos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3736
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf708,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.