Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3738
Título: A influência da música como ferramenta no processo de acolhimento e adaptação na educação infantil: um estudo realizado com professores de um centro municipal de educação infantil de Ariquemes - RO
Autor(es): 
Santos, Auzeli Morais Primo
Palavras-chave: Educação Infantil
Musicalização
Adaptação - Educação
Criança
Data do documento: 2022
Citação: SANTOS, A. M. P. A influência da música como ferramenta no processo de acolhimento e adaptação na educação infantil: um estudo realizado com professores de um centro municipal de educação infantil de Ariquemes - RO. 2022. 52 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar quais são os benefícios que a música pode oferecer no processo de acolhimento e adaptação na Educação Infantil. As principais referências teóricas que embasam nossas pesquisas foram: Oliveira (2010), Craidy e Kaercher (2008), Hall (1997), Beber (2009), Brito (2003, 2017). Também utilizamos fontes relacionadas ao ordenamento legal: Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil RCNEI (1998), Constituição Federal – CF (1988); Estatuto da Criança e do Adolescente ECA (1990), Parâmetros Curricular Nacional (PCN) de Artes (1997) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017). A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e de campo em um Centro Municipal de Educação Infantil no município de Ariquemes-RO. Os objetivos específicos foram: observar como a música pode contribuir no processo de acolhimento e adaptação na Educação Infantil na visão do professor; investigar a forma que a música está sendo utilizada para facilitar no processo de acolhimento e adaptação na Educação Infantil; e verificar se os professores recebem formação para que utilizem a música de forma adequada no processo de acolhimento e adaptação na Educação Infantil. Adaptação é uma palavra recorrente na educação infantil. Adaptar-se ao contexto, à realidade da instituição, ao currículo escolar, às necessidades individuais de cada criança e de seus pais, tudo isso faz parte do olhar atento do professor não só sobre as crianças, mas também sobre o seu planejamento. A discussão da temática é relevante, pois não se trata de uma problemática recente. Os resultados demonstram que a música pode auxiliar na adaptação e no acolhimento e além das questões básicas de sociabilidade, a musicalização é fundamental para a qualidade do aprendizado.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dr. Ederson Lauri Leandro
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3738
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AUZELI MORAIS PRIMO SANTOS.pdfTCC - Auzeli Morais Primo Santos689,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.