Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3741
Título: Potenciais moléculas triazólicas e seus derivados bi-triazólicos: avaliação biológica contra formas eritrocíticas assexuadas e sexuadas de Plasmodium falciparum
Autor(es): Almeida, Marcinete Latorre
Palavras-chave: Triazóis
Plasmodium falciparum
Bi-triazóis
Data do documento: 2019
Citação: ALMEIDA, Marcinete Latorre. Potenciais moléculas triazólicas e seus derivados bi-triazólicos: avaliação biológica contra formas eritrocíticas assexuadas e sexuadas de Plasmodium falciparum. 2019. 82f. Dissertação (Mestrado em Biologia Experimental), Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2019.
Resumo: A malária é uma infecção parasitária febril aguda que pode alcançar a forma grave, inclusive levando o paciente a óbito. Mais de 85 países tropicais e subtropicais são afetados por esta doença, os quais na maioria dos casos são regiões pobres e desfavorecidas. Dentre as espécies do protozoário causador da malária humana, Plasmodium falciparum é conhecida por causar a forma mais severa, e responsável pela maioria dos casos de morte relacionados à doença, além de estar associado à emergência de cepas resistentes. Estes relatos, somado à complexidade do ciclo de vida do Plasmodium e as poucas opções de fármacos antimaláricos, impulsionam a pesquisa pela descoberta de novos fármacos. Neste sentido, os derivados triazólicos aparecem como agentes promissores no desenvolvimento de drogas antimaláricas. Baseado nestes relatos, o presente estudo teve como objetivo avaliar a atividade antiplasmodial de compostos triazólicos e seus derivados bi-triazólicos contra a espécie P. falciparum, cepas W2 e NF-54. Para os ensaios antiplasmodiais in vitro (cepa W2), utilizou-se a técnica fluorimétrica com SYBR Green, determinando os valores de IC50 (concentração inibitória para 50% dos parasitos) para cada composto. O composto mais ativo e seletivo foi avaliado quanto à especificidade de estágio e tempo de ação (cepa W2), e quanto à sua potencialidade frente às formas sexuadas (cepa NF54) do parasito. A nocividade dos compostos foi avaliada determinando sua ação hemolítica sobre eritrócitos humanos, e citotóxica utilizando as linhagens celulares HepG2 e VERO pela técnica de MTT, que permitiu obter os valores de CC50 (Concentração Citotóxica). Quanto à citotoxicidade dos compostos, estes não apresentaram efeitos danosos às linhagens celulares avaliadas. O estudo identificou um protótipo promissor, com valor de IC50 = 4,5 µM: o composto bi-triazólico 3RJ (R1-CF3, R2- CH2CH2CH2Cl), o qual apresentou valor de IS, igual a 111. Quanto à especificidade e tempo de ação, o composto 3RJ (45 µM) mostrou ser ativo contra o estágio de trofozoíto jovem, atuando nas primeiras 8 h, ocasionando alterações morfológicas irreversíveis ao parasito e não permitindo a evolução do ciclo assexuado. O referido composto foi atuante na concentração de 10 µM sobre as formas sexuadas, inibindo 62,5% da exflagelação de gametócitos de fase V, mostrando-se ser ativo em mais de uma fase do ciclo evolutivo de P. falciparum.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Biologia Experimental. Orientadora: Profa. Dra. Carolina Bioni Garcia Teles.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3741
Aparece nas coleções:Mestrado em Biologia Experimental (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf2,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.