Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3745
Título: Benefícios da ginástica laboral e seu uso como ferramenta de prevenção de doenças ocupacionais com ênfase nas LER e DORT
Autor(es): Pinto, Victor Augusto Dato da Silva
Palavras-chave: Ginástica laboral
Exercício físico
Saúde do trabalhador
Data do documento: 2022
Citação: PINTO, Victor Augusto Dato da Silva. Benefícios da ginástica laboral e seu uso como ferramenta de prevenção de doenças ocupacionais com ênfase nas LER e DORT. 2022. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2022.
Resumo: O presente estudo realizado com base em pesquisas bibliográficas, objetivou verificar os benefícios da Ginástica Laboral (GL) na prevenção de doenças ocupacionais as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), pois se tem visto nos setores tanto de empresas públicas como privadas um grande interesse em produção mas não em saúde do trabalhador. Importante salientar que a promoção de saúde sendo ela com a prática de exercícios físicos no meio laboral é benéfica tanto para o trabalhador como para os meios de produção que o empregam. Ainda objetivando melhorar o comportamento no local de trabalho, melhores relações de trabalho, menos desgaste em períodos longos de jornada. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica qualitativa através da base de dados avaliados no meio acadêmico no período de 2007 a 2020, sendo que as consultas foram realizadas através do google acadêmico e no Portal de periódicos CAPES, todas consultadas na WEB, utilizando-se os descritores do DeCS (Descritores em Ciências da Saúde). Os autores foram organizados por assunto de interesse da pesquisa: Ginástica laboral, Exercício Físico, Saúde do trabalhador, os quais se relacionam. Os dados encontrados nos artigos, revelam de fato que a GL tem efeitos positivos na prevenção de doenças ocupacionais. Levando em consideração os resultados, a Ginástica Laboral tem grande papel na prevenção de doenças ocupacionais, causadas em locais de trabalho, principalmente na prevenção de lesões nas articulações de membros superiores e inferiores.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientador: Prof. Me. João Bernardino de Oliveira Neto.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3745
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf542,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.