Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3748
Título: Levantamento etnobotânico no assentamento Che Guevara, Alto Alegre dos Parecis-RO, Brasil
Autor(es): Ferreira, Gean Carlos de Faria
Palavras-chave: Plantas medicinais
Assentamento
Etnobotânica
Data do documento: 2020
Citação: FERREIRA, G. C. F. Levantamento etnobotânico no assentamento Che Guevara, Alto Alegre dos Parecis-RO, Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Federação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciado em Educação no Campo, sob a orientação do Prof. Dr. Fabiano Pereira do Amaral.
Resumo: A muito tempo as plantas são utilizadas como medicinais pelos povos e, muitas vezes eram a única alternativa de cura. Estes povos possuem um rico conhecimento sobre o assunto, porém, este conhecimento está ameaçado, uma vez que o mesmo é transmitido através das gerações e, já não desperta mais tanto interesse entre os jovens. Portanto, este estudo teve como objetivo sistematizar de forma integrada o conhecimento que os moradores do assentamento Che Guevara possuem a respeito da flora, bem como a utiliza nos cuidados da saúde. A coleta de dados consistiu na aplicação de entrevistas semiestruturadas com registros fotográficos e observações diretas. As coletas de dados foram realizadas entre os meses de janeiro e fevereiro de 2019, com um total de 32 sujeitos entrevistados e 73 espécies citadas, em 31 famílias botânicas. As famílias botânicas, com maior representatividade foram: Lamiaceae, Asteraceae e Fabaceae. A parte mais utilizada é a folha e o modo de preparo mais utilizado é o chá. A população demonstrou um vasto conhecimento e revelou que normalmente as espécies são cultivadas nos quintais, o que contribui para a conservação das plantas nesses ambientes.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Federação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciado em Educação no Campo, sob a orientação do Prof. Dr. Fabiano Pereira do Amaral.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3748
Aparece nas coleções:Educação do Campo (Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Levantamento etnobotânico no assentamento Che Guevara, Alto Alegre dos Parecis RO, Brasil.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.