Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3755
Título: Análise florística, fitossociológica e fenológica em áreas de deprecionamento.
Autor(es): Machado, Adeisany Stephany Ramos
Palavras-chave: Mata Ciliar
Amazônia
Floresta Nativa
Rondônia
Data do documento: 2016
Citação: MACHADO, A. S. R. Análise florística, fitossociológica e fenológica em áreas de deprecionamento. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Engenheira Florestal, sob a orientação da professora Dra. Kenia Michele de Quadros Tronco.
Resumo: A preservação de ecossistemas ciliares é indispensável para manutenção de recursos hídricos. Desta maneira, o conhecimento da composição arbórea desses ecossistemas representa o primeiro passo em busca da preservação desses ecossistemas. Esta pesquisa teve por objetivo caracterizar a composição florística e fitossociológica, além de acompanhar a fenologia em dois fragmentos de zonas ripárias, localizadas no município de Rolim de Moura/RO. Na Área de estudo I foi realizado o censo do fragmento de mata ciliar, com área aproximada de 1,0 ha e na Área de estudo II, de aproximadamente 4,0 ha, foi instalado um transecto retangular com parcelas contíguas de dimensão 90 x 30 metros (4.500 m²) ao longo da área de deprecionamento. Foram, inventariados todos os indivíduos com CAP superior ou igual a 25 cm. As famílias botânicas mais representativas, para ambas as áreas de estudo foram Annonaceae, Arecaceae, Burseraceae, Euphorbiaceae, Fabaceae, Lauraceae, e Moraceae. As cinco espécies de maiores valor de importância (VI), para a área de estudo I, em ordem decrescente foram Oenocarpus bataua Mart., Euterpe precatoria Mart., Pseudolmedia laevis, Nectandra sp. e Bixa sp. Ao passo que para a área de estudo II, foram Vochysia tucanorum Mart., Oenocarpus bataua Mart., Euterpe precatoria Mart., Pseudolmedia laevis (Ruiz; Pav.) J.F. Macbr., e Hevea brasiliensis (Willd. ex A.Juss.) Müll.Arg. A floração apresentou duas estações, que coincidiram com os períodos de transição, da estação seca para chuvosa e da estação chuvosa para seca. A frutificação foi observada ao longo de todo o ano, porém ocorreram dois picos do evento, o primeiro de julho a setembro e o segundo nos meses de dezembro a março. A renovação foliar foi observada com maior intensidade nos meses de dezembro e janeiro, culminando com os períodos de maior precipitação na região.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Engenheira Florestal, sob a orientação da professora Dra. Kenia Michele de Quadros Tronco.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3755
Aparece nas coleções:Engenharia Florestal (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise florística, fitossociologica e fenológica em áreas de deprecionamento.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.