Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3758
Título: Vivências de pessoas com autismo que concluíram o ensino superior no município de Porto Velho/RO: uma análise histórico-cultural
Autor(es): Teixeira, Kétila Batista da Silva
Palavras-chave: Autismo
Ensino superior
Inclusão
Data do documento: 2021
Citação: TEIXEIRA, Kétila Batista da Silva. Vivências de pessoas com autismo que concluíram o ensino superior no município de Porto Velho/RO: uma análise histórico-cultural. 2021. 188 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), 2021.
Resumo: Esta dissertação de mestrado relata uma pesquisa que objetivou investigar vivências de um grupo de pessoas com Transtorno do Espectro Autista que concluiu o Ensino Superior, identificando os fatores a ela associados, à luz da Defectologia de L. S. Vigotski. O trabalho se justifica pela necessidade de mais pesquisas relacionadas ao sucesso escolar de pessoas com autismo na Educação brasileira, em especial, os que alcançam e concluem o Ensino Superior. A presente investigação se baseou na Teoria Histórico-Cultural, especialmente, nos postulados de Vigotski sobre a Defectologia. A pesquisa foi realizada em Porto Velho, capital do estado de Rondônia, e os critérios adotados para a seleção dos participantes foram: serem pessoas diagnosticadas com autismo, egressas do Ensino Superior e aceitarem participar do estudo – os participantes selecionados foram identificados pelos nomes fictícios Ayrton Senna, Cesar Cielo e Rita Lobato. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, realizada online via Google Meet. Os dados coletados foram organizados e analisados por meio da abordagem dialética, mediante a unidade de análise “relação entre vivências e seus processos de escolarização”, composta por dois eixos de análise: i. contexto histórico-cultural das vivências da pessoa com TEA; e ii. o desenvolvimento da pessoa com TEA e seus processos de escolarização. Com base nos achados da pesquisa, é possível reforçar a importância do diagnóstico para as pessoas com autismo, independentemente de sua idade, e como o resultado do diagnóstico se inter-relaciona com os processos de constituição humana, em seus aspectos racionais e afetivos, em suas vivências. Os principais achados relativos à trajetória de escolarização de Ayrton Senna foram: que o diagnóstico precoce contribuiu para que pudesse concluir o Ensino Superior, sendo o motivo principal para tal o sentido gerado pelo incentivo da mãe. No caso de Cesar Cielo, seu percurso de escolarização foi marcado por lutas, preconceitos, discriminação e diagnóstico tardio, sendo os motivos principais que promoveram sentidos geradores para a superação das dificuldades enfrentadas o acompanhamento do psicólogo, o uso de medicação e o apoio dos familiares. A vivência essencial explicitada por Rita Lobato foi o sofrimento com as consequências da deficiência secundária, por parte de colegas e professores, todavia, por meio do sentido gerado pelo apoio de familiares, amigos e de alguns professores, conseguiu superar e compensar dificuldades que apareceram no seu processo de conclusão do curso superior. Atualmente, Rita é médica, Cesar é engenheiro e Ayrton advogado. Todos concluíram o Ensino Superior e atuam em suas áreas de forma a reafirmar o pressuposto vigotskiano de compensação de limitações biológicas que os fez superar as dificuldades enfrentadas, por meio de instrumentos e ações culturais pela socialização.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientador: Prof. Dr. Rafael Fonseca de Castro.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3758
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.