Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3764
Título: Da piscina ao canto quieto: relatos de experiências criativas entre a dança e a performance
Autor(es): Melo, Andréa dos Santos
Palavras-chave: Performance
Processo criativo
Videodança
Data do documento: 2022
Citação: MELO, Andréa dos Santos. Da piscina ao canto quieto: relatos de experiências criativas entre a dança e a performance. 2022. 59 f. TCC (Graduação) - Curso de Artes Visuais, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2022.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda o tema performance, e a escolha se deu sobretudo a partir de meu interesse enquanto acadêmica do curso de Licenciatura em Artes Visuais, e ao mesmo tempo como artista da dança que trabalha há anos, na cidade de Porto Velho (RO). Para além do interesse enquanto artista, também percebo que se faz necessário pesquisar e registrar a historiografia da linguagem performance e da dança enquanto ação performativa no estado de Rondônia, pois a produção de memória e conhecimento no campo das artes, principalmente no estado, é precária. Desse modo, busquei investigar a produção de performances no município de Porto Velho, esta linguagem relativamente pouco conhecida que, no entanto, está cada vez mais presente nos eventos culturais portovelhenses e também cada vez mais difundida. Isto posto, estabeleço como propósito investigar a linguagem performance e os possíveis diálogos criativos com a dança. Esta pesquisa é de tipo exploratória com vestígios historiográficos, sendo norteada pela abordagem qualitativa. Para além dos documentos, este TCC é também atravessado por minhas impressões e experiências subjetivas enquanto artista e pesquisadora. O procedimento de coleta de dados deu-se através de informações disponíveis em livros, textos e, sobretudo, aquelas disponíveis na internet. Ao final desta pesquisa considero que a linguagem performance contribui para o incremento de produções artísticas no município de Porto Velho e que a dança enquanto ação performativa está próxima e caminha paralela à dança contemporânea.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Acadêmico de Artes (DARTES), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Artes Visuais. Orientador: Prof. Dr. Luiz Daniel Lerro.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3764
Aparece nas coleções:Artes Visuais (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.