Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3765
Título: Vidas gapuiadas em versos - uma poética da relação do homem amazônico com os rios
Autor(es): Santos, Sidnei Pereira dos
Palavras-chave: Homem amazônico
Poética
Porantim
Data do documento: 2020
Citação: SANTOS, Sidnei Pereira dos. Vidas gapuiadas em versos - uma poética da relação do homem amazônico com os rios. 2020 108 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (PPGMEL). Universidade Federal de Rondônia (UNIR), 2020.
Resumo: O objetivo desta dissertação, denominada “Vidas Gapuiadas em Versos - uma poética da relação do homem amazônico com os rios”, na linha de pesquisa “Literatura, outros saberes e outras artes”, é apresentar a análise dos poemas “Ritual de Iniciação”, “Cântico I” e “Cântico V”, do livro “Porantim: poemas amazônicos” (1978), de João de Jesus Paes Loureiro, com fundamento em autores como Márcio Souza (1977), João de Jesus Paes Loureiro (1978), Neide Gondim (2007), Anna Pizarro (2012), Leandro Tocantins (1973), Gaston Bachelard (1993) e outros, que embasaram a busca de respostas ao questionamento sobre a contribuição do elemento rio para o cotidiano do homem amazônico e como a chegada do “outro homem” interfere na relação do homem com a natureza da Amazônia. A estrutura desta dissertação foi inspirada no livro em estudo, contendo introdução, com o título “Ritual de Iniciação: tempo de preparo”, desenvolvimento, composto por três seções denominadas “Cântico I: o tempo que antecede a formação do canto”, “Cântico II: remadas e gapuiadas” e “Cântico III: gapuiando versos”. O “Ritual de Iniciação” apresenta as motivações para a escolha do tema, as experiências com a literatura amazônica e a justificativa para a realização da pesquisa, com questionamentos norteadores, objetivos e um desenho da base teórica deste trabalho. No “Cântico I”, o delineamento da pesquisa, fundamentado nas publicações relacionadas ao tema, apresenta a análise da poética loureireana, que mescla traços e modos de comportamento do homem amazônico, o canoeiro que conduz da vida pelas águas do sonho. O Cântico II analisa a relação do homem amazônico com os rios, as florestas e os mitos que permeiam essa convivência, referindo-se também ao remo mágico, um objeto sagrado com o registro da história dos Maués, representada nos poemas em estudo, na recriação do real pela linguagem poética. Esta dissertação permite concluir que o homem amazônico é capaz de fazer ressurgir o seu passado de glórias, pois traz consigo o conhecimento das florestas e dos rios, que lhe permitem ser suficientemente forte para transpor obstáculos.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (PPGMEL), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Estudos Literários. Orientadora: Drª. Mara Genecy Centeno Nogueira.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3765
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.