Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3769
Título: Posseiros e indígenas na luta pela terra em A Flecha, de Confúcio Moura
Autor(es): Barros, Eliane Gemaque Gomes
Palavras-chave: Literatura rondoniense
Colonização
Indígenas
Data do documento: 2020
Citação: BARROS, Eliane Gemaque Gomes. Posseiros e indígenas na luta pela terra em A Flecha, de Confúcio Moura. 2020 68 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (PPGMEL). Universidade Federal de Rondônia (UNIR), 2020.
Resumo: Esta dissertação examina a luta entre posseiros e indígenas pela posse da terra na região do município de Ariquemes, na década de 1980, representada pelo autornarrador Confúcio Moura em A Flecha: Ariquemes, colonização e rapto na selva. A representação do indígena na obra – que narra, a partir de fontes orais, o processo de colonização do Estado de Rondônia – oscila entre a naturalização dos nativos como os intrusos, malfeitores, bestiais, incivilizados e de não-indígenas como os pioneiros do progresso nessa região amazônica. Para tanto, esta pesquisa procurou identificar como se dá essa trama no relato de Confúcio Moura, a partir de uma abordagem qualitativa do tipo bibliográfica e de enfoque analítico-interpretativo apoiado na técnica temática e discursiva do escritor em tela, ao apresentar e questionar a estrutura social, política, econômica e cultural desenhada no conjunto de narrativas que compõem A Flecha. Nessa perspectiva, o eixo fundamental que orienta essa leitura é a teoria pós-colonialista, de maneira que visitamos autores que se inserem nesse âmbito teórico, bem como aqueles que dão tratamento ao tema da colonização. A pesquisa evidenciou, entre outras constatações, que o indígena é apresentado como o antinatural, ou seja, ele é visto como intruso e, portanto, um empecilho ao progresso brasileiro.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (PPGMEL), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Estudos Literários. Orientador: Prof. Dr. Hélio Rodrigues da Rocha.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3769
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf825,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.