Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3771
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDutra, Simone Santos-
dc.date.accessioned2022-07-21T20:37:33Z-
dc.date.available2022-07-21T20:37:33Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationDUTRA, Simone Santos. Mulheres negras e educação: percepções sobre a construção da identidade negra de quatro mulheres pertencentes a uma família no município de Ji-Paraná/RO, em quatro gerações. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3771-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado á Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação do professor Dr . Paulo Sérgio Dutra.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema Mulheres negras e educação: percepções sobre a construção da identidade negra de quatro mulheres pertencentes a uma família do município de Ji-Paraná/RO, em quatro gerações, e tem por intenção analisar questões étnico-raciais do ser negro, em especial no que tange a construção de identidade de mulheres negras em suas trajetórias escolares. Tendo como objetivo geral: compreender se houve mudanças em relação à forma com que quatro mulheres negras de uma mesma família e de gerações diferentes percebiam a sua identidade negra durante a trajetória escolar destas. Para a construção deste trabalho, o mesmo revestiu -se de caráter qualitativo. Quanto à natureza das fontes utilizadas, a pesquisa foi de cunho bibliográfico, v ale ressaltar que também foi utilizada a história de vida como procedimento da coleta de dados , por meio da entrevista estruturada e semiestruturada. Para discutir o assunto, visando compreender pertinências sobre a identidade negra, contou -se com os estudos de Gomes (2002) e Fernandes e Souza (2016). Para dar conta das noções de raça, racialização e racismo, conto u -se com o aporte teórico de Zamora (2012) e Hernández (2017). Nessa perspectiva, destaca-se que para a análise dos dados contou -se com o aporte teórico como: Brasil (2004), Costa (2009), Ribeiro (1995), Gesser e Costa (2018) e outros. Nesse sentido, assinala-se que os resultados do estudo em tela, apontaram que houve discriminação racial durante as trajetórias escolares de algumas dessas mulheres negras. Estereótipos como “cabelo duro”, “cabelo de bolinha”, “molinha de binga” entre tantos outros, permearam a infância e adolescência delas, trazendo marcas psicológicas profundas que jamais foram esquecidas. Notou-se também que a construção de identidade das quatro protagonistas (foi) é um processo que está (esteve) em permanente construção. Desse modo, a dor, o enfrentamento às situações de discriminação, a solidão, e o racismo bateram e batem as suas portas. A respeito destes resultados deste estudo, destaca-se que este é uma contribuição sobre questões que dizem respeito as pesquisas que tem como foco a identidade negra, uma vez que a temática é pouco pesquisada no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-07-21T20:21:30Z No. of bitstreams: 1 TCC_Simone_Dutra_.pdf: 1033457 bytes, checksum: 13a35f6b2fac9d65c5dbf90bb2a09c8f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-07-21T20:24:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Simone_Dutra_.pdf: 1033457 bytes, checksum: 13a35f6b2fac9d65c5dbf90bb2a09c8f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-07-21T20:26:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Simone_Dutra_.pdf: 1033457 bytes, checksum: 13a35f6b2fac9d65c5dbf90bb2a09c8f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-21T20:37:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Simone_Dutra_.pdf: 1033457 bytes, checksum: 13a35f6b2fac9d65c5dbf90bb2a09c8f (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMulheres Negraspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectIdentidade Negrapt_BR
dc.subjectQuestão Racialpt_BR
dc.titleMulheres negras e educação: percepções sobre a construção da identidade negra de quatro mulheres pertencentes a uma família no município de Ji-Paraná/RO, em quatro geraçõespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Simone_Dutra_.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.