Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3773
Título: A teoria do caos demonstrada através do pêndulo de ondas.
Autor(es): Sant’Anna, Luciene Rodrigues
Palavras-chave: Teoria do caos
Sistemas dinâmicos
Cotidiano
Pêndulo de ondas
Data do documento: Dez-2020
Citação: SANT’ANNA, L. R. A teoria do caos demonstrada através do pêndulo de ondas. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Maria Rosangela Soares.
Resumo: A teoria do caos está inteiramente relacionada aos sistemas dinâmicos. Ela está presente em nosso cotidiano. Nesse sentido, ela é necessária e fundamental para compreendermos muitos fenômenos do nosso cotidiano, além de ser possível aplica-la no ensino básico. O objetivo deste trabalho é demonstrar a teoria do caos através do experimento pêndulo de ondas, levando a importância dessa teoria para nosso dia a dia. O experimento proposto foi adaptado do trabalho de Flaten e Parendo (2001), montado utilizando materiais acessíveis, após a montagem foram calculados o período, a frequência e as bifurcações de cada um dos 12 pêndulos, dados obtidos a partir de observação da dança dos pêndulos, filmadas e computadas. Os comprimentos dos pêndulos influenciam diretamente nos períodos que ocorrem as frequências das bifurcações. E apesar de pouco aplicadas nas aulas, esta teoria e o pêndulo são previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como conteúdo de ciências da natureza. A partir deste trabalho constata-se que é possível demonstrar a teoria do caos a partir do experimento pêndulo de ondas, e inseri-la de forma experimental nas aulas, trabalhando os conteúdos de período, bifurcação e frequência, presentes neste sistema caótico, proporcionando assim que o cotidiano seja inserido no ensino.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Maria Rosangela Soares.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3773
Aparece nas coleções:Educação do Campo (Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A teoria do caos demonstrada através do pêndulo de ondas.pdf676,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.