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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3773
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sant’Anna, Luciene Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-22T17:18:00Z | - |
dc.date.available | 2022-07-22T17:18:00Z | - |
dc.date.issued | 2020-12 | - |
dc.identifier.citation | SANT’ANNA, L. R. A teoria do caos demonstrada através do pêndulo de ondas. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Maria Rosangela Soares. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3773 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Maria Rosangela Soares. | pt_BR |
dc.description.abstract | A teoria do caos está inteiramente relacionada aos sistemas dinâmicos. Ela está presente em nosso cotidiano. Nesse sentido, ela é necessária e fundamental para compreendermos muitos fenômenos do nosso cotidiano, além de ser possível aplica-la no ensino básico. O objetivo deste trabalho é demonstrar a teoria do caos através do experimento pêndulo de ondas, levando a importância dessa teoria para nosso dia a dia. O experimento proposto foi adaptado do trabalho de Flaten e Parendo (2001), montado utilizando materiais acessíveis, após a montagem foram calculados o período, a frequência e as bifurcações de cada um dos 12 pêndulos, dados obtidos a partir de observação da dança dos pêndulos, filmadas e computadas. Os comprimentos dos pêndulos influenciam diretamente nos períodos que ocorrem as frequências das bifurcações. E apesar de pouco aplicadas nas aulas, esta teoria e o pêndulo são previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como conteúdo de ciências da natureza. A partir deste trabalho constata-se que é possível demonstrar a teoria do caos a partir do experimento pêndulo de ondas, e inseri-la de forma experimental nas aulas, trabalhando os conteúdos de período, bifurcação e frequência, presentes neste sistema caótico, proporcionando assim que o cotidiano seja inserido no ensino. | pt_BR |
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dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Teoria do caos | pt_BR |
dc.subject | Sistemas dinâmicos | pt_BR |
dc.subject | Cotidiano | pt_BR |
dc.subject | Pêndulo de ondas | pt_BR |
dc.title | A teoria do caos demonstrada através do pêndulo de ondas. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação do Campo (Artigos) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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