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dc.contributor.authorSant’Anna, Luciene Rodrigues-
dc.date.accessioned2022-07-22T17:18:00Z-
dc.date.available2022-07-22T17:18:00Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.citationSANT’ANNA, L. R. A teoria do caos demonstrada através do pêndulo de ondas. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Maria Rosangela Soares.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3773-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Maria Rosangela Soares.pt_BR
dc.description.abstractA teoria do caos está inteiramente relacionada aos sistemas dinâmicos. Ela está presente em nosso cotidiano. Nesse sentido, ela é necessária e fundamental para compreendermos muitos fenômenos do nosso cotidiano, além de ser possível aplica-la no ensino básico. O objetivo deste trabalho é demonstrar a teoria do caos através do experimento pêndulo de ondas, levando a importância dessa teoria para nosso dia a dia. O experimento proposto foi adaptado do trabalho de Flaten e Parendo (2001), montado utilizando materiais acessíveis, após a montagem foram calculados o período, a frequência e as bifurcações de cada um dos 12 pêndulos, dados obtidos a partir de observação da dança dos pêndulos, filmadas e computadas. Os comprimentos dos pêndulos influenciam diretamente nos períodos que ocorrem as frequências das bifurcações. E apesar de pouco aplicadas nas aulas, esta teoria e o pêndulo são previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como conteúdo de ciências da natureza. A partir deste trabalho constata-se que é possível demonstrar a teoria do caos a partir do experimento pêndulo de ondas, e inseri-la de forma experimental nas aulas, trabalhando os conteúdos de período, bifurcação e frequência, presentes neste sistema caótico, proporcionando assim que o cotidiano seja inserido no ensino.pt_BR
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-22T17:18:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A teoria do caos demonstrada através do pêndulo de ondas.pdf: 693100 bytes, checksum: 2b789ae34c52161e220affffc97b6c15 (MD5) Previous issue date: 2020-12en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTeoria do caospt_BR
dc.subjectSistemas dinâmicospt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectPêndulo de ondaspt_BR
dc.titleA teoria do caos demonstrada através do pêndulo de ondas.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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