Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3779
Título: A educação no campo no município de Espigão do Oeste – RO: olhares-dizeres sobre o fechamento das escolas multisseriadas.
Autor(es): Silva, Diego dos Santos
Palavras-chave: Escolas multisseriadas
Educação no campo
Educação
Camponeses
Políticas públicas de educação
Data do documento: 2020
Citação: SILVA, D. S. A educação no campo no município de Espigão do Oeste – RO: olhares-dizeres sobre o fechamento das escolas multisseriadas. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciado em Educação no Campo, sob a orientação do professor Dr. Nelbi Alves da Cruz.
Resumo: O trabalho “A educação no campo no município de Espigão do Oeste - RO: olhares dizeres sobre a Escola “Tomé de Souza” escolas multisseriadas”, teve como objetivos compreender as razões e motivos do fechamento das escolas multisseriadas do município e seus reflexos na vida da comunidade escolar; analisar os fatores que desencadearam ao fechamento dessa categoria de escola; identificar as transformações ocorridas no campo que afetaram essas escolas; refletir sobre as condições dos professores, egressos, e pais que participaram na construção e fechamento das escolas multisseriadas do município; e, perceber os efeitos desse fato na vida das famílias que moram no campo. A fim de garantir esses objetivos foi feito um estudo de caso, com uma abordagem sociohistórica, tendo como sujeitos sete pessoas, sendo: uma mãe, quatro professores, um egresso e um morador da comunidade. Usou-se como instrumento de pesquisa documentos e entrevista semiestruturada. As informações foram organizadas e sistematizadas com temáticas agrupando as questões, sendo analisadas o seu conteúdo. Teve com fundamento teórico as ideias de Arroyo (2008); Caldart (2012); Molina (2012); Martins (1981), entre outros, que discutem a temática relacionada. Os resultados da pesquisa indicaram que as políticas públicas adotadas pelo estado e município fortaleceram a saída das famílias do campo, tendo como consequência o fechamento das escolas multisseriadas no campo; a “escolinha” no campo representa uma das grandes referência para as famílias e comunidades; o ensino proporcionado pelas escolas polarizadas existentes, em específico, no município de Espigão do Oeste, é urbanizado e não atende as necessidades das famílias camponesas; e, o desmantelamento da escola no campo fortalece a concentração de terra e a pobreza das famílias dos camponeses.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciado em Educação no Campo, sob a orientação do professor Dr. Nelbi Alves da Cruz.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3779
Aparece nas coleções:Educação do Campo (Artigos)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.