Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3781
Título: Música em movimento: percepções sobre o cancioneiro do MST em Rondônia.
Autor(es): Silva, José Fernandes da
Palavras-chave: Música
Movimento
Sem-Terra
Luta
Data do documento: 2020
Citação: SILVA, J. F. Música em movimento: percepções sobre o cancioneiro do MST em Rondônia. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciado em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Renata da Silva Nobrega.
Resumo: Este artigo discute a música na luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no estado de Rondônia no decorrer de sua história, iniciada nos anos de 1980 até o presente momento. A produção musical analisada incorpora versos, melodias, acordes tanto de canções de compositores externos ao MST quanto de seus próprios integrantes. Essas produções são apresentadas nas perspectivas de militantes do Movimento e, principalmente, dos que atuam nas áreas de Arte e Cultura. A pesquisa foi realizada com o intuito de explorar e dar visibilidade à contribuição da música no Movimento Sem Terra, a partir da caracterização do seu cancioneiro, sua relação com a memória da luta do MST, bem como identificar a expressão do imaginário Sem Terra a partir de suas particularidades. Foi utilizado como metodologia principalmente o diálogo entre os sujeitos participantes da pesquisa por meio virtual, no período de início do mês de julho de 2020 a março de 2021. Assim, este estudo passa pela percepção dos entrevistados, discutindo seus olhares acerca da temática, demarcando sua imprescindibilidade na história do MST em Rondônia e apontando a importância da música para ampliação e resistência do Movimento.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciado em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Renata da Silva Nobrega.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3781
Aparece nas coleções:Educação do Campo (Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Música em movimento, percepções sobre o cancioneiro do MST em Rondônia..pdf413,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.