Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3782
Título: Experiências e práticas de saúde popular no acampamento Che Guevara em Rondônia.
Autor(es): Maciel, Patrícia Spina
Palavras-chave: Saúde popular
Acampamento Che Guevara
Reforma Agrária
MST
Saber Popular
Data do documento: Mai-2021
Citação: MACIEL, P. S. Experiências e práticas de saúde popular no acampamento Che Guevara em Rondônia. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Renata da Silva Nobrega.
Resumo: Este artigo aborda a trajetória das famílias do Acampamento Che Guevara em Rondônia, em relação à saúde e à participação da Pastoral da Saúde na vida dos moradores. Este Acampamento é organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no município de Alto Alegre dos Parecis, em Rondônia. Seu objetivo geral foi sistematizar as experiências de saúde popular a partir das narrativas das moradoras do Acampamento Che Guevara. Os objetivos específicos foram explorar as relações entre Educação Popular, Saúde e Reforma Agrária e identificar práticas e cuidados à saúde no Acampamento Che Guevara. A metodologia utilizada foi a pesquisa participante. Como técnica, foi utilizada a entrevista semiestruturada, com participação de cinco mulheres. Algumas entrevistas foram pessoalmente e outras de forma remota, devido o distanciamento social exigido pela pandemia da Covid-19. A pesquisa mostrou que o MST e a Pastoral da Saúde contribuem para que as famílias continuem na luta por direitos, utilizando e valorizando as práticas populares de saúde como forma de resistência.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Renata da Silva Nobrega.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3782
Aparece nas coleções:Educação do Campo (Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Experiências e práticas de saúde popular no acampamento Che Guevara em Rondônia..pdf381,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.