Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3783
Título: O estado da arte das publicações sobre educação ambiental em ambiente escolar no Brasil: uma análise a partir da base de dados Scielo.
Autor(es): Santos, Renata César dos
Palavras-chave: Educação Ambiental
Escola
Estado da arte
Scielo
Data do documento: Mai-2021
Citação: SANTOS, R.C. O estado da arte das publicações sobre educação ambiental em ambiente escolar no Brasil: uma análise a partir da base de dados Scielo. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Rosilene Komarcheski.
Resumo: Este artigo é o resultado de uma pesquisa de caráter bibliográfico, configurando-se como do tipo “Estado da Arte”, que procurou levantar a produção acadêmica brasileira sobre educação ambiental em ambiente escolar no período compreendido de 1999 a 2020, realizada na base de dados digital Scielo. Falar em Educação Ambiental (EA) é um desafio muito grande por causa das adversidades que vivemos na atualidade em relação à questão ambiental no Brasil. Desde 1999 o país conta com uma Política Nacional de Educação Ambiental, a qual, contudo, tem tido muita dificuldade em ser implementada de maneira efetiva no ambiente escolar. Por esta perspectiva, a presente pesquisa teve como objetivo abordar a produção acadêmica sobre a EA na escola, pois entende-se que é importante conhecer o que tem sido pesquisado sobre o tema para poder compreender melhor a problemática que envolve a efetivação da EA no ambiente escolar. Ela foi realizada entre os meses de dezembro de 2020 a abril de 2021, com os descritores utilizados “Educação Ambiental” e “Escola”. Os principais resultados encontrados foram 45 artigos identificados que falam de EA nas escolas, os quais foram colocados em 6 quadros separados por temas específicos. Como conclusão, o estudo aponta algumas questões relevantes, como: a maioria dos artigos levantados, bem como de seus respectivos autores, concentram nas regiões sudeste, nordeste e norte; os temas de maior destaque são práticas educativas e formações de professores; e o nível de ensino mais abordado nestas publicações é o Ensino médio, depois da Formação de professores.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Rosilene Komarcheski.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3783
Aparece nas coleções:Educação do Campo (Artigos)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.