Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3785
Título: O padrão da troca de sementes dos produtores do acampamento Che Guevara.
Autor(es): Silva, Leila Pereira da
Palavras-chave: Comércio
Produção
Feijão
Data do documento: 2020
Citação: SILVA, L. P. O padrão da troca de sementes dos produtores do acampamento Che Guevara. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação do professor Dr. Paulo Vilela Cruz.
Resumo: O presente trabalho traz a temática sobre o padrão da troca de sementes, que é o processo feito por pequenos produtores, visando melhorar os estoques de suas sementes. Esse processo é de suma importância para os produtores, pois através das trocas, eles mantêm seus estoques sem precisar comprar sementes todos os anos. Desta forma, o objetivo deste estudo é, investigar o padrão da troca de sementes entre os produtores do acampamento Che Guevara, localizado no Município de Alto Alegre dos Parecis. Foram utilizadas entrevistas com os produtores do acampamento através de conhecimento prévio sobre quais produtores ainda tem o hábito de trocar sementes, onde foram entrevistados 20 produtores. Podendo concluir que existem dois padrões claros para as trocas de sementes. Um está relacionado a distância, quanto mais próximo, mais trocas, e isso ocorre pelo fato de que, quando trabalham em conjunto, os vizinhos ficam conhecendo a qualidade das sementes uns dos outros e assim, trocam suas sementes para estar diversificando seus estoques. O segundo está relacionado ao produto trocado, em sua maioria sementes de feijão e, isso pode ser explicado pelo fato de o mesmo ser uma das fontes de rendas dos produtores.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação do professor Dr. Paulo Vilela Cruz.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3785
Aparece nas coleções:Educação do Campo (Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O padrão da troca de sementes dos produtores do acampamento Che Guevara.pdf13,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.