Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3786
Título: Análise da evolução do desmatamento e do crescimento econômico da bacia hidrográfica do rio Muqui – Rondônia na década de 1986 a 2020.
Autor(es): Araújo, Dênis Henrique Firmino de
Palavras-chave: Desmatamento
Bacia hidrográfica
Rio Muqui
Amazônia
Pastagem
Data do documento: 2021
Citação: ARAÚJO, D. H. F. Análise da evolução do desmatamento e do crescimento econômico da bacia hidrográfica do rio Muqui – Rondônia na década de 1986 a 2020. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciado em Educação no Campo, sob a orientação do professor Dr. Michel Watanabe.
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade refletir e discorrer sobre o desflorestamento da bacia hidrográfica do Rio Muqui e sua consolidação para o desenvolvimento da Amazônia, buscando o esclarecimento de dados sobre desmatamento ocorrido no período de 35 anos na região. Analisando assim a evolução do desmatamento com o crescimento econômico da rodovia federal 429. O presente trabalho tem como área de estudo a sub-bacia do rio Muqui que possui uma área aproximada de 5.642 km² e sua abrangência percorre um total de 6 municípios: Alvorada D’Oeste, Nova Brasilândia D’Oeste, Presidente Médici, Novo Horizonte D’Oeste, Rolim de Moura e Castanheiras. Contudo nota que o desmatamento foi bastante elevado, devido ao povoamento do local, pois com a valorização da terra, implantação de lavouras, formação de pastagem e alto preço da madeira, tornou essa ação atrativa e desenfreada na região Amazônia. Resultando significativamente em alterações do ambiente, degradação do solo, poluição de rios e igarapés.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciado em Educação no Campo, sob a orientação do professor Dr. Michel Watanabe.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3786
Aparece nas coleções:Educação do Campo (Artigos)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.