Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3787
Título: Protoformas do Niilismo em Iaiá Garcia, de Machado de Assis
Autor(es): Santos, Lucineia Ferreira dos
Palavras-chave: Machado de Assis
Iaiá Garcia
Niilismo
Data do documento: 2021
Citação: SANTOS, Lucineia Ferreira dos. Protoformas do Niilismo em Iaiá Garcia, de Machado de Assis. 2021. 75 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (PPGMEL). Universidade Federal de Rondônia (UNIR), 2021.
Resumo: O romance Iaiá Garcia (1878), de Machado de Assis, evidencia na composição de sua estrutura uma proposta de revisitação do conceito literáriofilosófico de niilismo por meio de uma escrita simbiótica em que ficção, filosofia e história harmonicamente dão o tom de diálogo que a narrativa instaura. A pesquisa investiga como Machado de Assis incorpora vestígios de niilismo – problema de época – como elemento ficcional da composição literária do romance Iaiá Garcia. Argumentamos que o narrador adota elementos extratextuais (históricos e sociais) na composição da trama romanesca. O percurso investigativo adotado desenvolve-se com a análise para a configuração de tempo e personagens que estruturam a obra. O referencial teórico é o conceito de niilismo estruturado por Friedrich Nietzsche, que pensa o advento do niilismo como um fenômeno histórico de destruição, isto é, como um processo singular de dissolução e autodestruição dos valores que dão um sentido à existência humana. Os resultados obtidos apontam para protoformas de niilismo com diferentes manifestações nas principais personagens da narrativa.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (PPGMEL), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Estudos Literários. Orientador: Prof. Dr. Vitor Cei Santos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3787
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf739,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.