Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3796
Título: Podfem: um podcast feminista que fala de moda, empoderamento e interseccionalidade
Autor(es): Alves, Rafaela da Silva
Palavras-chave: Moda
Feminismo
Empoderamento
História da moda
Data do documento: 2022
Citação: ALVES, R. S. Podfem: um podcast feminista que fala de moda, empoderamento e interseccionalidade. 2022. 64 f. Monografia (Bacharelado em Jornalismo) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena. 2022.
Resumo: Este memorial descritivo apresenta o trajeto percorrido na realização do projeto jornalístico experimental "Podfem: um podcast feminista que fala de moda, empoderamento e interseccionalidade". Na produção, busquei retratar como diferentes mulheres se expressam através de seu estilo, de modo que as ouvintes possam perceber a importância do feminismo, tanto no meio da moda quanto na sociedade, e reflitam sobre a participação dos meios de comunicação e da própria cultura nos paradigmas de beleza existentes, particularmente em corpos femininos, podendo problematizar esses paradigmas da moda feminina e como afetam a autoimagem e a autoestima das mulheres. A produção também retrata o empoderamento feminino através do conhecimento e das experiências de vida das mulheres entrevistadas nos episódios do podcast, dando atenção para os movimentos de empoderamento feminino e para a influência do feminismo nessas transformações. Justifica-se assim a importância de retratar a temática nos episódios do podcast, que tem como objetivo contribuir com as caminhadas das ouvintes do Podfem, possibilitando que estabeleçam relações de identificação com as fontes entrevistadas e tenham pontos de partida possíveis para iniciarem os seus próprios processos de busca por autoconhecimento e liberdade quanto a seus corpos e autoimagens. Minha busca neste trabalho foi justamente essa: empoderar e também inspirar outras mulheres a explorarem estilos e se encontrarem consigo mesmas. Tendo isso em mente, realizei uma pesquisa bibliográfica que me permitisse trazer alguns contextos históricos que constituem a moda como ela é ainda hoje, muito ligada ao controle de corpos e à pressão estética exercida contra os corpos femininos, aliando essas compreensões a alguns entendimentos dos estudos feministas sobre gênero, corpo, autoestima e autoimagem. Em seguida, tracei as estratégias de produção, desde a escolha da entrevista em profundidade como técnica a ser utilizada nas gravações dos episódios até a concepção do formato do produto, a verificação das ferramentas possíveis de produção, as formas de distribuição e divulgação do podcast e o roteiro de produção, que traz os eixos temáticos dos episódios, os enfoques e encaminhamentos e, por fim, as fichas biográficas das mulheres entrevistadas.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Jornalismo, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Bacharelado em Jornalismo. Orientador (a): Prof. Me. Thales Henrique Nunes Pimenta
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3796
Aparece nas coleções:DAJOR/VHA. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC__Rafaela_da_Silva_Alves_Jornalismo.pdfArquivo Final21,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.