Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3805
Título: Makerspaces em bibliotecas universitárias: uma proposta de implementação para biblioteca central da Unir
Autor(es): Santos, Fabriciane Sousa dos
Palavras-chave: Makerspace
Biblioteca universitária
Biblioteca Central
Data do documento: 2022
Editor: SANTOS, Fabriciane Sousa dos. Makerspaces em bibliotecas universitárias: uma proposta de implementação para a biblioteca central da Unir. 2022. Monografia (Graduação em Bacharelado em Biblioteconomia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: O movimento maker surgiu na década de 1970 nos Estados Unidos, a partir da cultura do “Faça você mesmo”, conhecida no inglês como “DIY” Essa prática tem se consolidado nos últimos anos, por compreender que qualquer pessoa pode criar, produzir algo com suas próprias mãos. A formalização do movimento maker impulsionou a criação de novos espaços bem como fablabs, hackerspace e makerspace. Observou-se que os espaços maker estão presentes em vários lugares do mundo e o Brasil está iniciando a integração desses ambientes inovadores. Esse trabalho, portanto, aborda o universo do makerspace em bibliotecas universitárias, com vistas a implementação da cultura maker na biblioteca central da UNIR, de Porto Velho. Para isso, utilizou-se a revisão de literatura a partir de um levantamento, exploratório e bibliográfico realizado na BRAPCI, Portal de Periódicos da Capes, SCIELO Brasil, Google acadêmico e outras bases digitais, abordando os temas makerspace e bibliotecas universitárias. O estudo traz como resultado um guia preliminar como proposta a ser utilizada pela biblioteca Central da UNIR.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3805
Aparece nas coleções:Biblioteconomia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.