Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3808
Título: Bibliotecários como combatentes da desinformação nas redes sociais
Autor(es): Aprígio, Tircianne de Lima
Palavras-chave: Desinformação
Redes sociais
Bibliotecário
Data do documento: 2022
Citação: APRÍGIO, Tircianne de Lima. Bibliotecários como combatentes da desinformação nas redes sociais. 2022.Monografia (Graduação em Bacharelado em Biblioteconomia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: Este trabalho trata sobre como os bibliotecários atuantes em bibliotecas escolares e universitárias da esfera pública federal no estado de Rondônia combatem a desinformação nas redes e mídias sociais. O objetivo foi investigar como tais bibliotecários – que representam aqueles atuantes nas bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) compreendem desinformação e como vislumbram o seu combate no ambiente das redes e mídias sociais, através de conceitos relativos ao tema, com base em estudos executados por pesquisadores da Ciência da Informação. A caracterização da pesquisa é quali-quantitativa, de natureza básica, com o método indutivo, de cunho exploratório-descritivo referente aos objetivos, cujos dados foram colhidos a partir da aplicação de questionário via web, com questões que compreendem desinformação, fake News e estratégias nesse sentido. Enquanto resultados, levantou-se que os bibliotecários compreendem desinformação, fake news e pós-verdade e que estão buscando combater esse fenômeno no ambiente das redes sociais, apesar das dificuldades que encontram. Sugere-se que ações sejam tomadas com mais propriedade, pois os profissionais bibliotecários podem apropriar-se de fato das redes socias, haja vista que onde há informação, há um bibliotecário.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3808
Aparece nas coleções:Biblioteconomia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.