Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3813
Título: Plágio nos periódicos da ciência da informação: uma análise a partir de políticas editoriais de periódicos da área indexados na Brapci
Autor(es): Silva, Arenaldo Gonçalves da
Palavras-chave: Plágio
Software
Ciência da Informação
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, Arenaldo Goncalves da. Plágio nos periódicos da ciência da informação: uma análise a partir de políticas editoriais de periódicos da área indexados na Brapci. 2022. Monografia (Graduação em Bacharelado em Biblioteconomia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: A pesquisa tem como objetivo geral identificar e compreender como os periódicos brasileiros de Ciência da Informação e Biblioteconomia lidam com a temática plágio em suas políticas editoriais. Sendo plágio um assunto pouco debatido, porém, que requer ações práticas no meio científico com avaliação à luz dos clássicos da Sociologia (Harriet Zuckerman, John Ziman e Robert K. Merton), somando ainda literatura complementar que aborda a temática plágio e a ética nos periódicos. Para compreender sobre os dilemas do plágio, ética e desvio de conduta, utiliza-se a pesquisa bibliográfica para coleta de dados a partir de uma visão interpretativa, com abordagem qualitativa e quantitativa. A BRAPCI foi a base que elegemos como fonte para identificação dos periódicos do campo da Ciência de Informação e Biblioteconomia. A ação aconteceu no mês de maio de 2022, em três etapas. No acesso do link, optamos por coleções indexadas e periódicos correntes e científicos; seguindo, usamos a plataforma Sucupira para identificação do estrato Qualis (quadriênio 2013-2016). A partir da análise de dados foi possível ter a resposta da hipótese levantada: os periódicos com estrato QUALIS A utilizam mais os softwares para identificação de plágio e similaridade do que os periódicos de estrato QUALIS B. Além disso, a pesquisa teve como objetivo identificar como os periódicos lidam com os aspectos do plágio nas suas políticas editoriais. Através dos objetivos específicos foram classificados os periódicos correntes a partir do estrato Qualis, como também o uso de indicadores de diretrizes éticas elaborados por esta pesquisa: título do periódico; ano do primeiro número; periodicidade; estrato Qualis; diretrizes éticas; diretrizes sobre plágio; software e nome do software. Também se observa que nos estratos avaliados quanto às diretrizes éticas propostas, os gráficos apontam discrepâncias significativas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3813
Aparece nas coleções:Biblioteconomia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA -ARE-12082022.pdf742,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.