Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3817
Título: Gamificação no ensino de química: utilização do role-playing game de um júri para promover a argumentação acerca do uso radioatividade
Autor(es): Ferreira, Lariessa Corrêa
Palavras-chave: Gamificação
Radioatividade
Ensino de química
Data do documento: 2022
Citação: FERREIRA, Lariessa Corrêa. Gamificação no ensino de química: utilização do role-playing game de um júri para promover a argumentação acerca do uso radioatividade. 2022. 69 f. Monografia (Curso em Licenciatura em Química) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: Ensinar Química tem se tornado uma incrível missão para os profissionais da educação. Não pelo fato de que os alunos não tenham capacidades intelectuais para isso, mas sim, porque cativá-los e entusiasmá-los a estudar tem se transformado em uma grande empreitada. Pensando nesta missão, o presente trabalho visa apresentar os resultados obtidos quando se usa recursos da gamificação no ensino de Química. Dessa forma, aplicou-se o Role-Playing Game (RPG) de um Júri, simulando uma audiência em um tribunal com 4 turmas do 2° ano do Ensino médio da Escola Estadual Major Guapindaia na cidade de Porto Velho-RO para debater sobre o uso da radioatividade. Cada turma foi dividida em dois grupos onde um deles interpretavam papéis de defesa do uso da radioatividade e o outro interpretava papéis de acusação do uso da radioatividade. Além de dinamizar a aula e fazer com que os alunos trabalhem em equipe, o objetivo desta pesquisa era desenvolver a argumentação nos alunos a partir da utilização do RPG, e junto a isso exercitar a expressão, a comunicação e o raciocínio dos alunos. Anteriormente à execução do RPG de um tribunal, foram realizadas duas sequências de aulas, a primeira sequência de aula buscou trabalhar conceitos introdutórios da radioatividade e apresentou o RPG como proposta da dinâmica que seria realizada em sala de aula. Na segunda sequência de aulas, trabalhou-se o desenvolvimento da argumentação dos alunos, onde buscou-se apresentar estruturas de uma boa argumentação e como construir argumentos convincentes. Após as aulas, o RPG foi executado e em seguida, um questionário semiestruturado com questões objetivas e discursivas foi disponibilizado aos alunos, por fim, uma entrevista em grupo foi realizada com os alunos que exerceram papéis de advogados. Como resultado da presente proposta, verificou-se que a gamificação no ensino de Química motiva, engaja e promove o empenho dos alunos para realizar uma atividade proposta. Desta forma, destacou-se que a gamificação, quando bem planejada, potencializa habilidades e competências inerentes à vida do aluno, tornando-o um cidadão ativo e crítico na sociedade.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3817
Aparece nas coleções:Química (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia.pdf952,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.