Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3820
Título: Origem e tratamento de efluentes em indústrias de alimentos
Autor(es): Barros, Otaniel Lima de
Palavras-chave: Efluentes - alimentos
Frigorífico
Laticínios
Data do documento: 2022
Citação: BARROS, Otaniel Lima de. Origem e tratamento de efluentes em indústrias de alimentos. 2022, 60 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2022.
Resumo: A água é considerada a mais importante dentre os recursos naturais, devido sua importância social e econômica. O mundo está enfrentando um enorme colapso de escassez de água, sendo que 80 países já vivem essa realidade e buscam por solução para esse cenário. O tratamento eficaz dos efluentes possibilita água de reuso de boa qualidade, constituindo também um instrumento ativo para o controle e diminuição da poluição dos corpos hídricos. Devido a emergência de avaliação/racionalização do uso de água, principalmente em processos industriais, bem como a minimização dos efluentes gerados nos mesmos e possível reuso desta água, ocorre a necessidade de avaliar/descrever/estudar as metodologias de tratamento de efluentes e sua eficácia na remoção de poluentes da água, para que possa devolvê-la aos corpos hídricos em boas condições e de acordo com os parâmetros exigidos pelos órgãos ambientais. A água de reuso pode ser oriunda de um efluente que foi tratado adequadamente, através de tratamento especializado e pode ser aplicada, a depender do grau de tratamento, em diversas etapas do processo industrial ou urbano. Assim o reuso da água baseia-se no reaproveitamento da água potável após de ter cumprido sua função inicial, onde cada litro de água de reuso utilizado representa um litro de água potável conservada. Diante do exposto, o objetivo geral deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica sobre a origem e os principais métodos de tratamento de efluentes, especificamente industriais do segmento de laticínios, frigoríficos e bebidas, bem como descrever o possível reuso da água utilizada nestes processos para que se minimize o uso deste insumo tão importante e já escasso em diversas regiões do planeta.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia de Alimentos da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Alimentos. Orientador: Prof. Dra. Tânia Maria Alberte.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3820
Aparece nas coleções:DENGEA / ARQ. Engenharia de Alimentos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Barros, O. L TCC.pdfArquivo principal1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.