Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3824
Título: Gestão documental e informacional: a importância da higienização e digitalização para preservação e acesso aos documentos arquivísticos
Autor(es): Rocha, Ivanilda da silva
Palavras-chave: Documentos arquivísticos
Gestão documental e Informacional
Digitalização de documentos
Higienização de documentos
Data do documento: 2021
Citação: ROCHA, Ivanilda da Silva. Gestão documental e informacional: a importância da higienização e digitalização para preservação e acesso aos documentos arquivísticos. 2021. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Biblioteconomia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: É crescente o valor da informação para a tomada de decisão e melhoria de desempenho das instituições, de forma que os acervos precisam estar preservados e dispostos em bancos digitais para maior acessibilidade a quem necessitar. A partir destas considerações definiu-se a seguinte questão de pesquisa: quais as principais vantagens da utilização dos processos de higienização e digitalização para preservação e acesso aos documentos arquivísticos? O objetivo deste estudo foi apresentar diretrizes para uma adequada gestão documental e informacional no que tange às ações de higienização e digitalização de arquivos para devida preservação de acervos documentais, a partir da revisão sistemática de artigos acadêmicos publicados no período de 2016 a 2020. Foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, descritiva, explicativa de abordagem qualitativa, na qual foram selecionadas 13 publicações que respondiam à questão central desta pesquisa. Pode-se apontar como possíveis estratégias para uma adequada gestão documental e informacional no que cooperam de maneira direta ou indireta para a conservação da integridade dos documentos arquivísticos, tais quais: diagnóstico do arquivo, plano arquivístico e de classificação, tabela de temporalidade de documentos, higienização do acervo documental, condições de acondicionamento e armazenamento, digitalização dos documentos, técnicas para condições de preservação, condições de acesso e Comissão Permanente de Avaliação de Documentos. Pode-se verificar que, entre as vantagens da digitalização de acervos, destacam-se a redução da possibilidade de perda do documento, acessibilidade, redução do desperdício de recursos materiais e financeiros, aumento da segurança dos documentos arquivísticos originais, entre outros.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3824
Aparece nas coleções:Biblioteconomia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ivanilda Rocha_ Versão Final.pdfMonografia1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.