Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3835
Título: Voz, resistência e descolonização feminina em Cinzas do Norte, de Milton Hatoum
Autor(es): Denny, Cristiane Joelma
Palavras-chave: Descolonização
Voz feminina
Patriarcalismo
Data do documento: 2022
Citação: DENNY, Cristiane Joelma. Voz, resistência e descolonização feminina em Cinzas do Norte, de Milton Hatoum. 2022. 78 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: Esta dissertação tem como foco a obra Cinzas do norte, de Milton Hatoum (2010), com o objetivo de analisar e compreender como as vozes femininas, em especial da personagem Alícia, desvelam a resistência e a descolonização feminina num contexto de opressão, imposição e dominação patriarcalista. A pesquisa se destaca pela carga simbólica que traz na representação da sociedade e da cultura vivida na época da ditadura e implantação do militarismo na Amazônia, em meados do século XX, carregada de ideologias e conflitos dos contextos histórico e familiar que constituem a estrutura da obra. É um trabalho relevante, pois visa analisar aspectos relacionados à voz, à resistência e ao processo de descolonização feminina na Amazônia. Os estudos referentes a esse tema contribuem para a construção de novos olhares sobre a mulher amazônica. A abordagem do feminismo decolonial em obras literárias causa impactos positivos, pois suscita inúmeras reflexões, que conduzem ao estabelecimento de um diálogo amplo sobre os impactos da colonização na vida das mulheres. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, fundamentada teoricamente nos estudos de Boaventura (2010), Lugones (2008; 2014), Quijano (1992; 2014), Souza (2009, 2019), Spivak (2010), Mignolo (1993; 2010), Nenevé e Sampaio (2015), Lima (2014), entre outros. A obra analisada demonstra vários elementos significativos para os estudos decoloniais, pois apresenta relações sociais e culturais com forte imposição de poder. Mediante a análise, percebe-se que a obra de Hatoum apresenta mulheres multifacetadas, emponderadas e modificadas; a identidade feminina é construída e desconstruída e, em alguns momentos, perpetua ou destrói preconceitos e estereótipos, promovendo diferentes olhares sobre a mulher e sua identidade.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3835
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf694,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.