Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3839
Título: Pecuária e o crédito cooperativo rural como enfrentamento à pandemia da COVID-19 em Alvorada do Oeste - RO
Autor(es): Fernandes, Juliana Dias.
Palavras-chave: Cooperativas
Crédito
Pecuaristas
Pandemia
Covid - 19
Data do documento: 4-Ago-2022
Citação: FERNANDES, Juliana Dias. Pecuária e o crédito cooperativo rural como enfrentamento à pandemia da covid-19 em Alvorada do Oeste/RO. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2022.
Resumo: : As cooperativas de crédito, facilitam a mobilização de recursos financeiros e financiam as atividades econômicas dos cooperados, administrando suas economias e fornecendo os serviços bancários que eles necessitam. Os créditos disponibilizados pelas cooperativas, tem um papel importante em nossa sociedade, pois o mesmo satisfaz as necessidades dos cooperados, fomentam suas atividades e proporcionam o crescimento econômico e social. O objetivo foi analisar as estratégias de apoio utilizadas pelas cooperativas de crédito do município de Alvorada do Oeste aos Pecuaristas durante à pandemia do coronavírus - Covid 19. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório descritivo, os métodos são de pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo com abordagem qualitativa. As técnicas para a coleta de dados foram entrevistas com questionário semiestruturado aos cooperados (pecuaristas) e aos Gestores das cooperativas de crédito do município de Alvorada do Oeste/RO. A coleta de dados aconteceu nos dias 08, 14, 16, 20, 24, 28 e 30 de junho de 2022. A escolha dos cooperados/pecuaristas aconteceu de forma aleatória, conforme presença na cooperativa e disponibilidade para responder aos questionários, atingindo uma amostra de 20 cooperados/pecuaristas. Os resultados apontaram que os pecuaristas receberam apoio por meio de linhas de crédito das cooperativas, onde grande parte dos pecuaristas/cooperados, utilizaram o recurso disponibilizado em suas propriedades rurais. Destaca-se, que as cooperativas durante o período da pandemia sempre conseguiram atender esse público, por meio de linhas de crédito direcionadas ao setor, inclusive sem recursos subsidiados, promovendo a sustentabilidade destes cooperados/pecuaristas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como parte dos requisitos, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Professora Ma. Andréia Duarte Aleixo.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3839
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Juliana.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador